Da redação
Na próxima segunda-feira (16), a partir das 16h, Valparaíso de Goiás (GO), no entorno do Distrito Federal, recebe o Carnaval Sustentável Rum Black – Na Batida do Cerrado. O evento reafirma o papel das comunidades tradicionais de matriz africana e ameríndia na preservação do bioma Cerrado e na construção de um futuro mais consciente.
O bloco se consolida como um motor de economia criativa, mobilizando artistas locais, produtores e empreendedores das comunidades tradicionais. O objetivo principal é gerar renda e valorizar o patrimônio imaterial dessas populações.
Práticas sustentáveis também marcam o evento, que incentiva o uso de copos reutilizáveis e glitter biodegradável. A iniciativa ainda promove a educação ambiental, proporcionando contato com a flora nativa do Cerrado.
Durante a celebração, será realizada a distribuição de cesta verde para a comunidade local, fortalecendo o aspecto social do bloco.
O Carnaval Sustentável Rum Black – Na Batida do Cerrado será realizado no Parque Marajó, na Rua 10, Av. Belo Horizonte, em frente ao Espaço Skina 10, em Valparaíso de Goiás, a partir das 16h do dia 16 de fevereiro de 2026.








