Bolsonaro diz esperar crescimento econômico maior em 2020, “apesar do problema do coronavírus”

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que espera que a economia brasileira tenha um desempenho melhor neste ano do que em 2019, apesar dos problemas acarretados pelo surto do coronavírus.

“Espero que sim… apesar do problema do coronavírus, espero que sim”, disse o presidente a jornalistas ao chegar no Palácio da Alvorada no final da tarde, ao ser questionado se é possível a economia melhorar em 2020.

O surto de coronavírus, que já contaminou mais de 90 mil pessoas e causou mais de 3.000 mortes em todo mundo, tem afetado fortemente os mercados financeiros e já traz efeitos negativos à economia global.

Resultado de 2019. Na manhã desta quarta, o IBGE informou que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 1,1% em 2019, abaixo da expansão de 1,3% registrada em 2017 e 2018 e bem abaixo da previsão do próprio governo no início do ano passado. Em março, a projeção era de um crescimento de 2,5%.

O presidente, no entanto, minimizou o fato de o resultado final do PIB ter ficado abaixo da expectativa inicial do governo.

“Expectativa… eu sempre falo: Bota a expectativa o mais baixo possível para evitar exatamente esse tipo de pergunta”, disse.

Bolsonaro destacou a aceleração da economia no final do ano. Na comparação com o final de 2018, o PIB cresceu 1,7%. Mas em relação ao terceiro trimestre de 2019, o PIB do último trimestre do ano passado desacelerou para 0,5%.

Fonte: 6 Minutos

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConectado ao Poder na TV União com Major Aguiar
Próximo artigoGDF entrega informações sobre contratos ao MP
Sandro Gianelli é Consultor em Marketing Político, especialista em pesquisa de opinião pública, editor do Portal Conectado ao Poder e âncora do programa Conectado ao Poder na rádio Metrópoles - 104,1 FM - e na TV União Brasília - canal 11.1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code