Da redação do Conectado ao Poder
PL e PT dominam o cenário eleitoral com mais candidatos no segundo turno em 51 cidades, enquanto a direita se destaca como favorita
Eleitores de todo o país irão às urnas no próximo domingo (27) para o segundo turno das eleições municipais de 2024. Com 51 cidades em disputa, o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT) são os protagonistas, mas o favoritismo está do lado da direita. O PL, liderado por Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, tem o maior número de candidatos no segundo turno, com 23 nomes, enquanto o PT aparece com 11.
Nas capitais, 15 das 26 cidades terão novo embate. Destas, 22% do eleitorado nacional participa das disputas. A polarização entre PL e PT reflete a configuração política nacional, com os dois partidos sendo as principais forças no campo político, mas com vantagem para o PL, que garantiu vitórias expressivas no primeiro turno e se destaca como a maior força da direita no país.
O Partido dos Trabalhadores, embora ainda seja um dos maiores na disputa, enfrenta dificuldades. Guilherme Boulos (PSOL), que concorre em São Paulo com apoio do PT, está 18 pontos atrás do prefeito Ricardo Nunes (MDB), segundo as últimas pesquisas. A legenda de Lula luta para conquistar espaço no segundo turno em cidades como Fortaleza, Manaus e Belo Horizonte, mas a direita mantém vantagem em regiões-chave.
O PSD, de Gilberto Kassab, e o MDB, de Baleia Rossi, também aparecem com força nas capitais. Kassab aposta na reeleição de Fuad Noman em Belo Horizonte, enquanto o MDB se destaca em três grandes cidades: São Paulo, Porto Alegre e Belém. A corrida eleitoral deste ano é um termômetro importante para o cenário de 2026, e a direita segue em alta nas projeções para os próximos anos.