Da redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade, chuvas intensas e risco de granizo para grande parte do Brasil entre domingo, 1º de fevereiro, e segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026. A previsão é resultado da chegada de um ciclone extratropical ao país.
Minas Gerais está sob alerta laranja de tempestade, que vale para os 853 municípios do estado. Também estão incluídas cidades dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de toda a Região Centro-Oeste e Região Sul.
Os alertas do Inmet incluem aviso de tempestade laranja, com grau de severidade considerado de perigo, válido das 0h de 1º de fevereiro até as 10h do dia 2. Os riscos potenciais são chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há possibilidade de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Há ainda alertas de chuvas intensas, nos níveis laranja e amarelo. No alerta laranja, o perigo é semelhante ao das tempestades, com risco de danos e cortes de energia. No alerta amarelo, o nível de severidade é menor, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e baixo risco de interrupções no fornecimento de eletricidade e quedas de galhos.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Aparelhos elétricos e o quadro geral de energia devem ser desligados, se possível. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.






