Brasileiro se declara culpado por agressão a agentes federais dos EUA, diz procuradoria


Da redação

Um brasileiro admitiu ter agredido um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) ao ser preso, conforme comunicado divulgado nesta sexta-feira (23) pela procuradoria do Distrito de Connecticut. Segundo o procurador David Sullivan, Luis Peterson Rohr Ferreira Borges, 25, confessou o crime formalmente em tribunal.

De acordo com a nota oficial, Borges resistiu à prisão em 25 de junho de 2025, na cidade de Hartford. O brasileiro xingou, mordeu e cuspiu nos agentes federais que cumpriam um mandado expedido em 10 de outubro de 2023, sob a acusação de permanência irregular nos EUA.

O comunicado detalha que, após ser colocado na viatura, Borges chutou, gritou obscenidades e ameaçou chutar o pescoço do condutor. Em seguida, mordeu outro agente e cuspiu no motorista. O brasileiro permanece sob custódia desde a prisão e terá uma audiência em 16 de abril, quando será sentenciado. A pena máxima prevista é de um ano de prisão.

O caso está sob investigação da Divisão de Operações de Execução e Remoção do ICE. Borges também responde a outro processo no Tribunal Superior de Connecticut, por uma prisão anterior em 16 de setembro de 2023, que inclui acusações de agressão a agentes públicos, profissionais de emergência, perturbação da paz e intimidação motivada por preconceito.

As prisões ocorrem dentro da “Operação Retomar a América”, iniciativa do governo Donald Trump voltada ao combate à imigração ilegal, eliminação de cartéis e organizações criminosas internacionais e proteção das comunidades norte-americanas contra crimes violentos, segundo o governo.