Início Política Brasileiro tem autorização revogada pela PF após retaliação do governo Trump a...

Brasileiro tem autorização revogada pela PF após retaliação do governo Trump a delegado nos EUA


Da redação

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (22) que retirou as credenciais de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava na coordenação do setor no Brasil. Segundo Andrei, a medida foi uma resposta à decisão do governo Donald Trump de solicitar o afastamento do delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho, que atuava em Miami junto ao sistema de imigração americano.

Em entrevista à Globonews, Rodrigues explicou que o agente americano perdeu acesso às bases de dados da PF, assim como ocorreu com o servidor brasileiro nos Estados Unidos. “Esse policial norte-americano, que até então trabalhava dentro de uma unidade nossa da PF, deixa de ter acesso a algumas bases de dados que nós fornecemos para essas cooperações”, afirmou.

Marcelo Ivo de Carvalho teve participação no caso que resultou, na semana passada, na prisão do ex-delegado federal e ex-deputado Alexandre Ramagem pelo ICE, agência de imigração dos EUA. A PF não recebeu comunicado oficial sobre o ocorrido com Marcelo Ivo, que, segundo Andrei, teve acesso ao sistema negado ao chegar ao trabalho, motivando seu retorno ao Brasil.

Andrei Rodrigues considerou “risível” a alegação do governo Trump de que o policial brasileiro teria manipulado o sistema de imigração ou contornado pedidos formais de extradição. “Não é possível imaginar que um policial está nos EUA para enganar as agências americanas e ludibriar um processo que a própria agência que ele está lotado produz”, declarou.

Marcelo Ivo exercia a função de oficial de ligação junto ao ICE desde março de 2023, com prazo até agosto de 2026, mas sua substituição por Tatiana Torres havia sido definida em março deste ano. Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por tentativa de golpe de Estado e é alvo de extradição após deixar o Brasil.