Da redação do Conectado ao Poder
Levantamento analisará fatores econômicos e sociais que impactam o bem-estar da população do Distrito Federal

O que faz o brasiliense feliz? Essa é a pergunta que o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) quer responder com um novo estudo sobre a qualidade de vida da população. Intitulada “Felicidade no Distrito Federal: fatores associados e implicações para políticas públicas”, a pesquisa tem como objetivo avaliar a relação entre aspectos econômicos, sociais e subjetivos que influenciam o bem-estar dos moradores.
A coleta de dados teve início nesta semana e será realizada por meio de ligações da Central de Atendimento 156. Os cidadãos serão convidados a compartilhar suas percepções sobre felicidade e qualidade de vida, permitindo que os pesquisadores analisem padrões e tendências relacionadas ao tema. O estudo deve durar entre sete e dez semanas, garantindo uma amostragem representativa da população do DF.
Os resultados obtidos serão fundamentais para embasar a formulação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população, tornando-as mais alinhadas às necessidades reais dos brasilienses. O levantamento pretende fornecer insights sobre como diferentes fatores, como renda, emprego, lazer e relações interpessoais, influenciam o nível de felicidade das pessoas.
A pesquisa será apresentada oficialmente em agosto deste ano, durante o 2º Congresso da Felicidade de Brasília. O evento reunirá especialistas, gestores públicos e pesquisadores para debater os dados levantados e discutir estratégias para promover um ambiente mais saudável e feliz para os moradores da capital.