Início Brasil Caiado diz que não decepcionará se PSD o escolher ao Planalto

Caiado diz que não decepcionará se PSD o escolher ao Planalto

Ronaldo Caiado
Ronaldo Caiado
- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Governador de Goiás afirma estar pronto para disputar a Presidência se for o escolhido. PSD decide entre três nomes em 15 de abril.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), disse na segunda-feira (9), em São Paulo, que não “decepcionará” caso o partido o escolha para disputar a Presidência da República nas eleições de outubro, ao comentar a definição interna prevista para abril e afirmar que está pronto para entrar na disputa.

Durante o evento Diálogos da Saúde, Caiado usou uma metáfora esportiva para reforçar a disposição de concorrer. “Quero entrar em campo. Se me deixarem jogar, eu garanto que não vou decepcionar ninguém aqui”, afirmou.

De olho na corrida ao Planalto, Caiado deixou o União Brasil, legenda à qual era filiado desde o período do antigo PFL. Ele atribuiu a saída à decisão do partido de formalizar federação com o Progressistas, movimento que, segundo disse, tornou inviável uma candidatura presidencial dentro da sigla.

Segundo o governador, a decisão foi tomada após ouvir da direção partidária que não haveria candidatura própria ao Palácio do Planalto. “(Eles disseram) Nós não vamos lançar candidato própria. Eu disse: ‘bom, então vocês vão fazer com que eu saia do partido que eu venho desde que comecei minha vida política’”, declarou.

No PSD, Caiado integra um grupo de três governadores com projeção nacional e interesse na disputa presidencial, ao lado de Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). O partido prevê anunciar em 15 de abril qual nome será escolhido para representar a sigla na eleição.

Caiado disse que a relação entre os três é de “respeito” e que haverá apoio interno ao nome definido. “Aquele que sair candidato terá o apoio dos demais, e aquele que for para o segundo turno terá o apoio de todos os outros”, afirmou.

Sobre o processo de escolha, o governador declarou que aceitará a decisão do partido após análise de um grupo interno. “Tem hoje um grupo de pessoas de renome na política, equilibradas, sérias, que vão analisar qual é o perfil e quem deve ser o candidato, de um de nós três. Então, é dessa maneira que eu acolherei o resultado do dia 15 de abril”, disse.

Pesquisa Real Time Big Data divulgada na segunda-feira aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente nas simulações de primeiro turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e possíveis candidatos do PSD. No cenário em que Caiado aparece, Lula marca 40% e Flávio Bolsonaro, 32%, enquanto o governador de Goiás tem 6%.

No mesmo levantamento, em um cenário com Ratinho Jr., Lula registra 39% e Flávio Bolsonaro, 30%, com o governador do Paraná em 10%. No cenário com Eduardo Leite, Lula soma 40% e Flávio Bolsonaro, 32%, com o governador do Rio Grande do Sul em 5%.