Caiado leva deputados a penitenciária e articula sobre PEC da Segurança

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Governador Ronaldo Caiado busca apoio parlamentar ao destacar modelo de gestão prisional em Goiás.

O governador Ronaldo Caiado levou oito deputados federais para visitar a Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, na última quarta-feira, 24, em uma ação voltada para discutir a PEC da Segurança, proposta do governo federal. Os deputados, que compõem a Comissão de Segurança Pública da Câmara, estavam em Goiás para participar de uma audiência pública sobre a reforma.

A visita à penitenciária teve como objetivo mostrar o funcionamento do sistema prisional do estado, que, segundo Caiado, é um modelo diferenciado no Brasil. Ao lado do diretor-geral da Polícia Penal, o governador apresentou as áreas de produção onde detentos confeccionam roupas e artesanato, afirmando que a unidade tem controle sob as facções que operam nela.

“Eu os trouxe para ver como é, os presos nas celas e as áreas que estamos desenvolvendo, explorando aptidões de cada um para que eles tenham sua profissão futura”, disse Caiado. Ele destacou que Goiás possui o menor percentual de reincidência criminal do país, o que, segundo ele, é um reflexo do trabalho realizado nas penitenciárias.

Durante a visita, os deputados elogiaram a estrutura da penitenciária e concordaram com as críticas de Caiado à PEC, que ele vê como centralizadora, retirando poderes dos governadores. “A proposta do Executivo federal promove uma destituição do poder dos governadores”, afirmou o governador.

Caiado também ressaltou a importância de incluir no texto da PEC a transferência para o Estado de bens apreendidos em operações contra o narcotráfico. Ele lamentou que bens confiscados permaneçam sem destinação, representando uma oportunidade perdida no combate ao crime.

Os parlamentares presentes, como o deputado Delegado Fábio Costa, de Alagoas, e Fernando Máximo, de Roraima, falaram sobre o potencial de replicar o modelo goiano em outras partes do país. “Tudo isso que estamos fazendo vai influenciar na elaboração do relatório da PEC da Segurança”, assegurou Costa.

Ismael Alexandrino, terceiro vice-presidente da Comissão de Segurança, afirmou também que a discussão da PEC é um compromisso com a sociedade, visando à melhora da segurança pública. A PEC da Segurança ainda está em tramitação na Câmara e tem gerado intensos debates entre os legisladores.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui