Da redação
Quatro novas datas comemorativas foram incluídas no calendário oficial do Distrito Federal, conforme leis aprovadas na Câmara Legislativa. As datas buscam valorizar categorias profissionais, manifestações culturais e a agricultura local. Os dias celebrados são vinculados ao trabalho de músicos, psicopedagogos, produtores de gengibre e à comunidade portuguesa.
A Lei nº 7.905 institui o Dia do Profissional da Música, celebrado em 1º de novembro, com a proposta de reconhecer a contribuição desses trabalhadores à formação cultural da população. Durante a semana da data, poderão ocorrer eventos sobre história, teoria, prática musical e homenagens a artistas e bandas locais.
Segundo a Lei nº 7.907, o Dia do Psicopedagogo será em 12 de novembro, destacando a importância desses profissionais na inclusão educacional, diagnóstico e apoio em escolas. Já o Dia do Gengibre, estabelecido pela Lei nº 7.906 em 15 de maio, pretende valorizar a produção agrícola, a agricultura familiar, a gastronomia regional e ocorre em data coincidente com o aniversário da Feira do Produtor de Vargem Bonita.
De acordo com a norma do Dia do Gengibre, o Poder Executivo poderá apoiar ações educativas, técnicas, culturais e gastronômicas ligadas à cadeia produtiva do gengibre. Também foi criado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas do Distrito Federal, celebrado em 30 de junho, para reconhecer a contribuição social, histórica e cultural dos portugueses na região.




