Câmara aprova Dia Nacional da Dignidade Menstrual

Da redação do Conectado ao Poder

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (3), o Projeto de Lei n° 1.396/2022, instituindo o 28 de maio como Dia Nacional da Dignidade Menstrual. A proposta, apresentada pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e relatada pela deputada Jack Rocha (PT-ES), visa conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde menstrual e combater os preconceitos e tabus ainda existentes.

Tabata Amaral destacou a necessidade de ações educativas e de saúde durante a Semana Nacional da Dignidade Menstrual, a ser realizada anualmente na semana de 28 de maio. “É crucial criar essa semana para conscientizar a sociedade sobre a importância da menstruação e da saúde menstrual, diminuindo os preconceitos, mitos e tabus”, afirmou a deputada. Em seu parecer, Jack Rocha ressaltou que a menstruação ainda é um tabu, levando muitas pessoas a evitarem ambientes sociais, incluindo escolas, devido ao constrangimento.

Para apoiar essa iniciativa, o governo federal implementou o Programa Dignidade Menstrual, que distribui gratuitamente absorventes para pessoas de baixa renda matriculadas em escolas públicas, em situação de rua ou de vulnerabilidade social. Esses itens de higiene podem ser adquiridos através do Programa Farmácia Popular do Brasil, oferecendo suporte material e emocional para enfrentar a situação de desamparo.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui