Início Brasil Câmara aprova projeto de coautoria do deputado Julio Cesar Ribeiro que prevê...

Câmara aprova projeto de coautoria do deputado Julio Cesar Ribeiro que prevê aumento de pena para quem cometer crimes contra a honra cometidos no contexto de violência doméstica e familiar contra mulher

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (23), o Projeto de Lei 301/21 de coautoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), que prevê aumento de pena para quem cometer crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) e ameaça cometidos no contexto de violência doméstica e familiar contra mulher.

O parlamentar é defensor fiel das mulheres na Casa. Para ele a aprovação da proposta representa mais uma ferramenta de fortalecimento das políticas públicas voltadas a proteção da mulher. “A evolução da violência doméstica leva ao feminicídio, por isso a importância da denúncia. Os crimes contra a honra não possuem gravidade perante o Código Penal e este projeto chega para efetivar as medidas protetivas as mulheres vítimas de violência”, declara o parlamentar.

De acordo com a proposta, as penas atuais para os crimes contra a honra, previstas no Código Penal, serão aplicadas em dobro. A ameaça terá pena de detenção de 6 meses a 2 anos, e multa obrigatória. Hoje é de detenção de 1 a 6 meses, ou multa. O projeto também prevê o monitoramento eletrônico nos casos em que não for possível a decretação da prisão preventiva.