Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF priorizará capacitação profissional para empresárias

- Publicidade -

A Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, com suas respectivas conselheiras, reuniu-se com a deputada distrital Paula Belmonte nesta terça-feira (3). Qualificação profissional e educação empreendedora foram os principais temas da reunião, definidos como essenciais para o desenvolvimento e sucesso dos negócios geridos pelas mulheres no Distrito Federal.

“No DF, 43% dos lares são dirigidos por mulheres e a cada 100 empresas que abrem, 32 são de empreendedoras. Então, a mulher está realmente ocupando um espaço que é dela. O papel delas é fundamental para a atividade produtiva”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Ele lembrou que a proposta discutida no Congresso Nacional para taxação de 20% nas compras internacionais de até 50 dólares beneficia empreendedoras de todo o país, já que o setor de vestuário concentra muitas empresárias.

Segundo Aparecido, a medida ainda não é ideal, mas abre caminho para a busca de um ambiente mais justo e o fim da concorrência desleal.

De acordo com dados do Mapa do Comércio, cerca de 70% das cerca de 15 mil empresas varejistas de vestuário tem mulheres como sócias no DF. Esse é o segundo segmento com maior presença feminina, atrás somente dos salões de beleza.

Expansão para outras áreas
Para a coordenadora-líder da Câmara, Beatriz Guimarães, é fundamental aumentar o número de mulheres em áreas que garantem um maior retorno financeiro, como o setor de Tecnologia e Inovação.

A deputada e empresária do ramo imobiliário, Paula Belmonte, defende a ideia. Como autora da Lei Federal que instituiu a Semana do Empreendedorismo Feminino, ela pretende ouvir as demandas dos sindicatos para melhorar as ações da Frente Parlamentar de Empreendedorismo Feminino, pela qual é responsável, em prol do desenvolvimento do Distrito Federal.

“Quando a gente trata da questão feminina, nós estamos tratando de uma sociedade inteira. Somos mais de 52% da população e muitas dessas mulheres não estão no mercado de trabalho, precisamos trabalhar nisso para melhorar a autonomia e autoestima delas”, afirmou Belmonte.

Como principais necessidades, a deputada destacou a profissionalização e a criação de linhas de crédito para possibilitar o crescimento, principalmente, das pequenas e médias empresárias, assim como o sucesso desses negócios. Frisou, ainda, o financiamento prioritário de empresas brasilienses, para circular a economia local.

Cláudia Couto, coordenadora da Câmara, incentivou a criação de um projeto de educação empresarial e propôs a fundação de um Fórum do Empreendedorismo Feminino, ambos com o apoio do Poder Legislativo.

“O Distrito Federal pode ser o precursor de uma organização que transcenda e converse com todas as entidades envolvidas. Assim, as ações serão mais assertivas em atender as vontades e necessidades da sociedade, especialmente das mulheres no mercado”, disse.

Reconhecendo que a grande carência do Brasil ainda é qualificação profissional, o presidente Aparecido, em nome da Fecomércio-DF, comprometeu-se a trabalhar em conjunto com a Frente Parlamentar para capacitar a população, como já está sendo feito com a revitalização e expansão de polos do Senac-DF.

“Já estamos, inclusive, conversando com o Ministério Público para qualificar pessoas com deficiência (PCDs) e aumentar a empregabilidade desse grupo social, pois existem muitas empresas que possuem essa demanda, mas não encontram pessoas com a devida formação profissional”, completou.

Por fim, Paula Belmonte se colocou à disposição para trabalhar em parceria com a Fecomércio-DF em ações de capacitação e melhoria do setor para fomentar o empreendedorismo feminino no DF.

Fonte: Fecomércio-DF

Notícias no seu celular
Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva onde você receberá as notícias mais recentes e importantes publicadas pelo Conectado ao Poder diretamente no seu celular.

Siga o Conectado ao Poder no Instagram
Clique aqui e siga o Conectado ao Poder no Instagram e fique por dentro das novidades, análises e atualizações exclusivas!

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui