Campanhas de Lula e Bolsonaro focam em eleitores que não votaram no primeiro turno

Da redação do Conectado ao Poder

Mais de 30 milhões de pessoas não votaram no primeiro turno

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno foi marcado por abstenção de 20,91% das pessoas aptas a votar, o que representa dizer que 32,7 milhões de votos não foram dados. Com a polarização, há possibilidades desse número ser ainda maior, em razão de muitos não confiarem nem na política de Lula (PT) e nem na de Bolsonaro (PL).

O cientista político André César explica o fenômeno, reforçando que os dois candidatos precisam ter firmeza para encarar a abstenção. “Vários estados não têm pleito para governador e já houve a definição dos deputados. Como são mais de 10 estados onde não haverá segundo turno, há uma desmobilização natural dos eleitores. E, aí, as duas campanhas presidenciais têm que se mobilizar para levar o eleitor às urnas”, disse.

Com esse foco, Lula e Bolsonaro rodam o Brasil inteiro em busca de votos, cada um apresentando seus projetos. Os apoiadores de ambos, do mesmo modo, fazem campanhas ferrenhas.

No DF, o final de semana dos dias 22 e 23 foi marcado por bandeiras, carros adesivados e canções de defesa dos candidatos pelas ruas. No sábado (22), a Esplanada dos Ministérios foi tomada por apoiadores de Bolsonaro, que promoveram duas carreatas: uma no início e outra no fim da tarde. No mesmo dia, em Planaltina, simpatizantes de Lula andaram pelas ruas para fortalecer o nome do ex-presidente. No domingo (23), foi possível ver no Eixão Norte, na altura da 210, uma passeata a favor de Lula, com o nome de “Caminhada pela Democracia”

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui