Início Distrito Federal Candidatas do CBMDF se mobilizam contra mudança no teste de barra

Candidatas do CBMDF se mobilizam contra mudança no teste de barra


Da redação

Candidatas do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizaram no domingo (15/3) um protesto em frente ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O ato, chamado “Mantém TAF”, defende a manutenção da obrigatoriedade do teste de barra dinâmica no Teste de Aptidão Física (TAF) dos concursos da corporação. O grupo levou uma barra até o local e demonstrou, na prática, a execução do exercício.

A mobilização foi uma resposta à recomendação da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), que, na terça-feira (10/3), pediu a retirada do teste de barra dinâmica para mulheres no concurso, sugerindo possível discriminação de gênero. No concurso anterior, a exigência era pela barra estática. O MPDFT determinou que o CBMDF informe, em 10 dias, as providências adotadas.

Gabriela, integrante de uma comissão feminina de candidatas, declarou nas redes sociais que o grupo seguirá “lutando até o final” para manter a exigência do edital. “Acreditamos na importância do Teste de Aptidão Física e no mérito de todos que estão se preparando com dedicação”, afirmou.

A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) posicionou-se contra a obrigatoriedade do teste, baseada em pareceres jurídicos que apontam barreira discriminatória ao desconsiderar diferenças fisiológicas. O presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, disse buscar aprimorar os processos seletivos do CBMDF, ampliando a participação feminina de forma justa e isonômica.

O CBMDF informou que a recomendação do MPDFT está sob análise técnica e jurídica. Em nota, destacou que todas as etapas do concurso seguem critérios técnicos, legais e de segurança jurídica, e que eventuais manifestações institucionais serão divulgadas após a conclusão do processo de avaliação.