Candidatos e partidos devem prestar contas até 1º de novembro

Sete deputados distritais eleitos já prestaram contas. 799 candidatos ainda não prestaram contas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, alertou hoje (25/10) que os candidatos, eleitos ou não eleitos, e os partidos políticos, devem prestar contas ao TRE-DF até o dia 1º de novembro, de acordo com o artigo 49 da Resolução do TSE nº 23.607/2019.

Segundo Belinati, até o momento apenas 81 candidatos prestaram contas, número que não representa nem 10% das 880 pessoas que devem prestar contas. Das contas até o momento apresentadas, apenas sete são de candidatos eleitos ao cargo de deputado distrital, a saber: Robério Negreiros (PSD); Thiago Manzoni (PL); Iolando (MDB); Hermeto (MDB); Roosevelt Vilela (PL); João Cardoso (Avante) e Paula Belmonte (Federação PSDB-CIDADANIA).

Nos dias 29 e 30 de outubro não será possível o recebimento das contas em virtude da indisponibilidade do Sistema de Validação, por questões técnicas de segurança. No dia 1º de novembro o TRE-DF estará de plantão, entre as 12h e as 19h para o recebimento das prestações de contas.

Quem não prestar contas, segundo o desembargador Roberval Belinati, ficará inelegível para as próximas eleições, isto é, não poderá se candidatar. Além disso, poderá receber pesadas multas da Justiça Eleitoral e ser condenado a devolver ao erário público os recursos públicos e privados recebidos para a campanha eleitoral.

Fonte: TRE-DF