Carnaval 2024: Número de mortes em acidentes cresceu 57%

O Carnaval 2024 nas rodovias estaduais foi mais violento que no ano passado. De acordo com dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública, o número de acidentes registrados neste ano foi menor, mas mais letais. Neste ano, foram 497 acidentes com 33 mortes. No ano passado, foram 714 com 21 mortes. Um aumento de 57%.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o excesso de velocidade contribuiu para a letalidade dos acidentes. “Os casos emblemáticos que acompanhamos foram em sua maioria saída de pista, capotamentos e outros em que o excesso de velocidade foi fator determinante dos acidentes. Neste Carnaval tivemos ainda um agravante que foram as pistas molhadas”, destaca o presidente.

Durante a operação Carnaval, de 9 a 13 de fevereiro, o Detran-GO realizou mais de 6 mil abordagens. Foram realizadas ações educativas e de fiscalização na Região Metropolitana de Goiânia. Só nas blitzes da Balada Responsável, 70 pessoas foram autuadas em flagrante por beber e dirigir.

As equipes da Balada Responsável abordaram 445 veículos. Nas ações, foram autuados ainda 37 pessoas que dirigiam sem a habilitação, além das 70 que tiveram o veículo retido e foram autuadas por dirigir sob a influência de bebidas alcoólicas. O programa Balada Responsável, desenvolvido pelo Detran-GO, atua com foco na sensibilização dos condutores para os riscos da combinação de álcool e direção e no cumprimento da Lei Seca.

Nas ações educativas, 5.350 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre a importância do uso do cinto de segurança, os perigos da ultrapassagem em local proibido e os riscos da combinação de álcool e volante.

A Operação Carnaval foi uma soma de esforços entre o Detran-GO, Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, além da Guarda Civil Metropolitana.

Fonte: Detran-GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui