Caroline Fleury destacou articulação para desenvolvimento de potencialidades do Entorno do DF

Em entrevista à TV Alego, a secretária defendeu trabalho em conjunto com Executivo e Legislativo

O desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (DF) passa pelo aproveitamento das vocações naturais da região e pelo acesso dos municípios a políticas públicas já existentes. É o que defendeu a secretária do Entorno (Sedfgo), Caroline Fleury, em entrevista ao programa “Alego Mulher”, da TV Alego. A secretária explicou que a Pasta tem trabalhado na articulação com o Executivo e com o Legislativo na busca de diminuir gargalos e levar mais recursos para a região.

“É uma secretaria transversal, que pega as políticas públicas que o Estado já está fazendo e leva realmente para essa região. Para não deixar aquela questão do nem-nem: nem é Brasília, nem é Goiás. É Goiás e precisa do desenvolvimento regional, do desenvolvimento local”, descreveu a secretária.

Para a secretária, os moradores do Entorno já entenderam que é preciso eleger representantes que sejam da região, com “olhar diferenciado” e direcionado para as necessidades locais. Na avaliação dela, essa mentalidade também existe na classe política, que internalizou que o crescimento regional depende de não pensar cada município de forma isolada. A  Região Metropolitana do Entorno (RME), com 11 municípios, reúne cerca de 1,2 milhão de habitantes, de acordo com último Censo e apresenta densidade populacional maior que Goiânia, capital do Estado.

 “Os prefeitos hoje entenderam que não adianta cada um por si. Um sozinho não tem a força toda de quando junta a região. Eles realmente têm chamado a atenção para as políticas públicas necessárias. Principalmente, porque é uma área muito rica, de muitas potencialidades. Se a gente souber explorar o que tem de bom naturalmente, a gente vai resolvendo os problemas”, complementou.

A secretária tem defendido que é preciso uma relação de parceria e não de dependência com o governo do Distrito Federal, que tem sido receptivo à criação da Pasta. Lembrou, ainda, que tanto o governador Ronaldo Caiado quanto a primeira-dama Gracinha Caiado têm dado atenção especial ao desenvolvimento do Entorno.

“O governador e a primeira-dama inspiram. Eles pedem: trabalha, busca resultados pensando nas pessoas, em como melhorar a vida delas. Isso motiva muito. É uma missão que, acredito que com todas essas mãos e esses atores (Frente Parlamentar, prefeitos e comunidade), a gente consegue”, concluiu.

A entrevista completa pode ser acessada no canal do Youtube da TV Alego. Trechos selecionados estão nas nossas redes sociais @sedfgoias, no Facebook, Instagram e Youtube.

Fonte: Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal Governo de Estado de Goiás

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui