Da redação
O cartório eleitoral de Sorocaba (SP) atende neste sábado (2) e domingo (3), das 9h às 15h, para quem precisa tirar ou regularizar o título de eleitor. A ação ocorre porque 18 mil pessoas ainda precisam regularizar a situação eleitoral antes do prazo final, que se encerra na próxima quarta-feira (6).
Segundo João Lima, chefe da 343ª Zona Eleitoral, a regularização permite a participação nas eleições de outubro. De segunda (4) a quarta-feira (6), o atendimento será das 9h às 17h, por ordem de chegada e respeitando as prioridades legais de fila. O objetivo é ampliar o acesso antes do fechamento do cadastro.
A necessidade de comparecimento presencial se restringe a quem vai tirar o primeiro título ou necessita alteração cadastral e ainda não fez a biometria. Já os cidadãos que possuem identificação biométrica podem realizar todos os serviços digitais pela plataforma de Autoatendimento, conforme orientação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
O TRE-SP recomenda verificar a situação do título ou da biometria antecipadamente na opção “Situação do título” do Autoatendimento para evitar filas. Quem não possui biometria, mas está regular, poderá votar normalmente em 2026, apresentando um documento com foto. O primeiro turno das eleições deste ano será em 4 de outubro.
Para atendimento presencial, é obrigatório apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência. Homens que completarão 19 anos em 2026 devem levar certificado de quitação militar. Todos os serviços eleitorais são gratuitos, exceto multas de ausência não justificada, que podem ser consultadas no Autoatendimento.
Segundo a Constituição, o voto é obrigatório dos 18 aos 70 anos. Jovens com 15 anos já podem solicitar o título, desde que completem 16 até a data do primeiro turno para participar das eleições. Não é realizada coleta biométrica de menores de 15 anos, que ainda não podem se alistar.






