Da redação do Conectado ao Poder
O deputado Diego Garcia, do Republicanos, assume a relatoria após condenação de Zambelli pelo Supremo Tribunal Federal.

Diego Garcia, deputado federal do Republicanos-PR, foi escolhido como relator da representação pela cassação do mandato da deputada licenciada Carla Zambelli, do PL-SP. A decisão ocorreu nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, presidida por Paulo Azi.
A escolha de Diego Garcia se dá em um contexto delicado. Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão na última semana, por sua participação na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que provocou uma série de repercussões políticas. A parlamentar, após a condenação, fugiu para a Itália, levantando preocupações em relação ao futuro de seu mandato.
Com 40 anos, Diego Garcia já está em seu terceiro mandato como deputado. Ele possui uma trajetória marcada por sua atuação em projetos controversos e na presidência de frentes parlamentares voltadas para temas como defesa da vida e doenças raras. Antes de se filiar ao Republicanos, ele passou por partidos como PSDC e Podemos, e é conhecido por ter sido relator de matérias relevantes como a PEC do fim do foro privilegiado.
A escolha do relator na cassação de Zambelli intensifica o debate sobre as consequências jurídicas e políticas relacionadas ao caso, que deverá ser avaliado não só pelos membros da comissão, mas também impactar a Câmara como um todo.




