Celina articula junto ao PP para que o Fundo Constitucional permaneça de fora do Arcabouço Fiscal

Por Sandro Gianelli

Fundo Constitucional do DF

Celina Leão (PP), vice-governadora do Distrito Federal e aliada de Arthur Lira (PP), busca garantir que o Fundo Constitucional do DF (FCDF) fique fora do novo Arcabouço Fiscal. Essa medida enfrenta resistência na Câmara, que pode derrubar as alterações feitas no projeto pelos senadores.

Entrave

O relator do projeto na Câmara, deputado federal Claudio Cajado (PP), é o principal entrave para manter as emendas aprovadas no Senado. A expectativa é que o projeto seja votado no plenário em breve.

Pleito de Celina

Atender ao pleito de Celina Leão é importante não apenas por sua proximidade com Lira, mas também porque ela é a aposta do PP para assumir o governo do Distrito Federal em 2027. Caso o PP não vista a camisa de Celina, é bem provável que ela deixe o partido, pois ficará insustentável sua permanência, sabendo que sua sigla foi a principal culpada pela perda de recursos para o DF.

Torres e Cid na CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro da Câmara Legislativa do DF divulgou o calendário dos depoimentos de agosto. Entre os depoentes agendados estão Anderson Torres, ex-secretário de Justiça do DF, e Mauro Cid, tenente-coronel do Exército Brasileiro que atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os depoimentos ocorrerão nos dias 10 e 24 de agosto, respectivamente.

Suspenso

O concurso da Polícia Militar do DF (PMDF) para a carreira de Soldados foi suspenso, conforme publicação no Diário Oficial do DF nessa segunda-feira (3). A suspensão ocorreu devido a esclarecimentos solicitados pela própria Polícia Militar ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Sem mais detalhes

Ainda não foram fornecidos detalhes adicionais sobre os motivos da suspensão, mas especula-se que possa estar relacionado à quebra da cláusula de barreira. Recentemente, a vice-governadora Celina Leão e o deputado distrital Hermeto (MDB) mencionaram em vídeos nas redes sociais uma consulta ao TCDF sobre essa possibilidade, ressaltando a necessidade de convocar mais aprovados para fortalecer o policiamento.

Condenada

A ex-deputada distrital Liliane Roriz foi condenada a cumprir mais de 1,3 mil horas de prestação de serviços comunitários, além de pagar R$ 92 mil em prestação pecuniária e 17 dias-multa. A decisão foi tomada pela Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA) devido a crimes de corrupção eleitoral e falsidade ideológica.

Sem prescrição

A juíza Bianca Fernandes Pieratti rejeitou um pedido da defesa para reconhecer a prescrição dos crimes, destacando a ausência dos requisitos legais. A defesa de Liliane afirmou que vai seguir a decisão. A pena original foi reduzida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o cumprimento será realizado por meio de penas restritivas de direito.

Avaliação em alta

De acordo com uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), tem sua gestão aprovada por 76% dos eleitores goianos. A pesquisa, realizada entre os dias 24 e 28 de junho em 78 municípios, revelou que 18,8% dos entrevistados desaprovaram o chefe do Executivo estadual, enquanto 5,2% não expressaram opinião. A administração de Caiado foi avaliada como ótima ou boa por 59,7%, como regular por 27,6% e como ruim ou péssima por 11%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Conectado ao Poder na rádio Atividade FM.

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui