Da redação
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, inaugurou nesta segunda-feira (16) a nova ala de nefrologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), após reforma completa, ampliando significativamente a capacidade de atendimento em hemodiálise da rede pública. O investimento no setor, segundo Celina, faz parte do planejamento do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer a assistência aos pacientes renais.
“Foram reestruturadas todas as áreas de nefrologia da nossa rede. Todos os hospitais receberam máquinas novas e seguimos agora com a modernização física das unidades. Já entregamos no Gama e em Taguatinga, e o próximo será Sobradinho”, afirmou Celina Leão. Ao todo, foram investidos R$ 4,7 milhões na aquisição de 75 novas máquinas de hemodiálise para a rede, sendo 29 destinadas ao HRT.
Com a ampliação, a capacidade do HRT passou de 50 para 140 vagas de hemodiálise, enquanto, somando as melhorias no Hospital Regional do Gama (HRG), as vagas hospitalares cresceram de 70 para 180, representando aumento de 157%. No HRG, a capacidade dobrou de 20 para 40 vagas, com suporte ampliado para leitos de UTI e emergência.
A modernização incluiu a troca total do sistema de osmose reversa — fundamental para o tratamento —, adequações elétricas, renovação da infraestrutura e revitalização do espaço, elevando a segurança e a qualidade do atendimento. Segundo o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, um novo edital de credenciamento será publicado para ampliar em cerca de 700 vagas o atendimento por meio de clínicas parceiras.
Em 2025, o HRT já realizou 6.538 atendimentos em hemodiálise, consolidando-se como o maior centro de nefrologia do Centro-Oeste e referência no DF. A ampliação reforça o compromisso do GDF com a modernização da saúde pública e aprimoramento do atendimento à população.
Fonte: Agência Brasília








