Da redação
A vice-governadora Celina Leão participou, na manhã desta segunda-feira (16/2), da reinauguração do setor de Nefrologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O evento marcou a entrega de 29 novos equipamentos de hemodiálise, a implantação de um sistema de osmose para filtragem da água usada nos tratamentos e a oferta de ambulâncias exclusivas para pacientes do setor, com funcionamento das 7h às 22h.
Durante a cerimônia, Celina Leão destacou a ampliação do transporte especializado para pacientes. “Nós temos 30 vans adquiridas com essa adaptação para buscar as pessoas com dificuldade de mobilidade, ou seja, serão 80 transportes agora para que possam fazer o tratamento de hemodiálise nas nossas unidades da rede pública”, afirmou.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, ressaltou o aumento dos casos de doenças renais crônicas devido ao envelhecimento da população, justificando a necessidade de reestruturação da rede pública. “Comparando com estatísticas anteriores, vemos o avanço dessas doenças. Isso significa que a gente precisa reestruturar a rede para poder ter capacidade de absorção desses pacientes que estão virando renais crônicos. Isso virou uma estratégia do governo”, explicou.
Segundo Lacerda, a revitalização do HRT reflete um avanço no atendimento. “Estamos saindo da capacidade de atender 50 pacientes para 145 pacientes, ou seja, com duas reestruturações a gente ampliou em quase 160% o volume da rede”, destacou.
A reforma da ala de Nefrologia do HRT teve início em agosto de 2023. O Governo do Distrito Federal investiu na compra de 75 novas máquinas de hemodiálise para toda a rede pública, sendo 29 delas destinadas ao HRT.







