Celina Leão se reúne com administradores regionais do DF


Da redação

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, reuniu-se nesta terça-feira (13/1) com servidores das administrações regionais para discutir os desafios enfrentados nas cidades. Durante o encontro, foi apresentado o sistema Administração 24 Horas, plataforma lançada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) que já registra cerca de 70 mil acessos e permite ao cidadão acompanhar ações do governo, registrar demandas, elogios, reclamações ou pedidos.

Segundo Celina Leão, o sistema está em constante atualização, com integração à base de dados da Ouvidoria. “Há toda uma programação sendo construída para unificar os sistemas de gestão com os das administrações regionais e das secretarias, garantindo que as informações sobre as ações nas cidades sejam totalmente transparentes e acessíveis”, afirmou a governadora.

Entre os principais problemas apontados pelos servidores estão o trânsito, a infraestrutura urbana, a presença de cavalos soltos nas vias e o descarte irregular de lixo. “Precisamos acabar com o hábito de sujar as cidades. Por isso, estamos realizando o mapeamento das áreas mais afetadas”, destacou Celina Leão.

Dilson Almeida, servidor da administração regional de Ceilândia, afirmou que o descarte irregular de resíduos é a segunda maior demanda da região. Ele defendeu alternativas de trabalho para os carroceiros, responsáveis por parte desse material, além da substituição do veículo de tração animal por tração mecânica, o que permitiria o deslocamento a maiores distâncias e o descarte correto dos resíduos.

Ana Maria da Silva, representante do Riacho Fundo, relatou avanços no combate ao descarte irregular de lixo, como a eliminação de cerca de dez pontos críticos com maior engajamento da população e apoio dos órgãos do governo. “Levamos as demandas, e o governo vai articular com outros órgãos para ampliar as ações. Isso nos dá mais segurança de que as dificuldades serão superadas e de que a população será atendida com mais eficiência”, afirmou.