Por Sandro Gianelli
Mobilização 1
Aproximadamente cinco mil pessoas se reuniram no último sábado para felicitar a deputada distrital Luzia de Paula por seu aniversário. A demonstração de carinho emocionou a parlamentar moradora de Ceilândia e que está em seu primeiro mandato na Câmara Legislativa.
Mobilização 2
Quando uma das maiores dificuldades para os políticos passa a ser conseguir realizar reuniões, mobilizar pessoas e dialogar com a comunidade, a distrital Luzia de Paula demonstra que seu trabalho voltado para o social, há mais de 30 anos, reflete num reconhecimento capaz de separar a política da trajetória pessoal.
Baixa no DEM
O jornalista e ex-deputado distrital Geraldo Naves se desfiliou do Democratas. Geraldo foi suplente de deputado distrital e chegou a assumir o mandato no governo Arruda. Mesmo com o escândalo da Caixa de Pandora Geraldo permaneceu fiel ao partido. Naves decidiu abandonar o barco por conta de divergências na condução da sigla.
Desfavorecidos
Seguindo a esperança de que candidatos novos terão mais chances de serem eleitos, pelo menos seis partidos pequenos apostam em candidaturas próprias. Porém, a falta de recursos e o pouco tempo destinado à propaganda oficial no rádio e na TV desfavorecem seus candidatos.
Lista grande 1
O Partido Republicano Progressista (PRP) aposta na eleição do General Paulo Chagas; já o NOVO vem com o filho do criador do Giraffas Alexandre Guerra; e o Partido da Mulher Brasileira (PMB) aposta num homem, o morador do Sol Nascente Goudim Carneiro.
Lista grande 2
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aposta na professora da UnB Maria de Fátima; e o Partido Social Cristão (PSC) vem com a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) Marli Rodrigues.
Sem partido
No Distrito Federal tem de tudo, até mesmo pré-candidatos ao governo sem partido. É o caso do professor Eliseu Kadesh e de Euclides Assunção. Eliseu não acredita nos partidos políticos e defende a candidatura avulsa. Porém, sem partido não existe candidatura, pelo menos por enquanto.
* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília