Da redação
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi homenageado nesta quinta-feira (29/01) com a medalha comemorativa do Centenário do Art Déco. A honraria, proposta pela Agência Municipal de Turismo e Eventos de Goiânia (GoiâniaTur), destaca os 100 anos do estilo arquitetônico presente na capital desde sua fundação. Apenas na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, o governo investiu cerca de R$ 20 milhões na restauração e preservação dos prédios históricos.
Durante a cerimônia, Caiado ressaltou o compromisso do Estado com a revitalização do maior conjunto Art Déco do Brasil e da América Latina. “Não estamos só pintando prédios, mas reconstruindo e mantendo suas arquiteturas. São todos funcionais”, disse o governador, que lembrou ainda do investimento de R$ 20 milhões na reforma do Centro de Ensino em Período Integral Lyceu de Goiânia, também tombado pelo Iphan.
Além de Caiado, outras 29 pessoas foram agraciadas com a medalha. O vice-governador Daniel Vilela afirmou que dará continuidade ao projeto de valorização do Art Déco. “Nossa ideia é, além de restaurar e revitalizar, encontrar formas de divulgar essa história para as pessoas, especialmente os mais jovens”, declarou.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou o programa Morar no Centro, que pretende atrair mais moradores para a região central e revitalizar fachadas de lojas e prédios históricos até 2026. Já a secretária estadual de Cultura, Yara Nunes, destacou os benefícios da parceria entre Estado e prefeitura na promoção do turismo e cultura locais.
A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, informou que a entrega das medalhas integra uma série de ações pelo centenário do Art Déco, como concursos de redação, fotografia, debates e o lançamento de um ônibus temático. “Goiânia é um dos patrimônios mais importantes, e isso orgulha a todos nós”, afirmou Barbosa Neto, idealizador do projeto.





