Início Distrito Federal Chuva forte alaga Pistão Sul e provoca congestionamento

Chuva forte alaga Pistão Sul e provoca congestionamento


Da redação

Um alagamento sob o viaduto da DF-001, sentido Pistão Sul, causou transtornos a motoristas e pedestres na manhã deste sábado (7/2). A água invadiu parte da pista, obrigando os veículos a desviar para a faixa da direita. A situação reduziu a fluidez do tráfego e gerou engarrafamento no trecho.

Com apenas uma faixa parcialmente liberada, motoristas enfrentaram lentidão para seguir pelo local. Pedestres também tiveram dificuldades para atravessar a via devido ao acúmulo de água, o que aumentou o risco de acidentes.

Na última quinta-feira (5), tempestades também causaram estragos na Avenida Morro da Cruz, em São Sebastião. O temporal arrancou trechos do asfalto e deixou a via danificada, comprometendo a circulação de veículos e pedestres. Comerciantes da região relatam que a situação é recorrente sempre que ocorrem chuvas intensas. “Toda vez que chove é assim”, afirmou um dos comerciantes, temendo novos acidentes.

A Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) orienta que, durante chuvas fortes, se evite o uso de equipamentos elétricos, tomar banho e utilizar telefones conectados à rede. Recomenda-se, ainda, afastar-se de materiais condutores de energia, manter-se sempre calçado e desligar aparelhos antes do temporal.

Para motoristas, a DCDF aconselha redobrar a atenção, reduzir a velocidade, aumentar a distância de seguimento e conferir o estado de pneus e limpador de para-brisas. Sob chuva forte, o uso do farol baixo é recomendado para garantir melhor visibilidade e segurança.