Da redação
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de Goiás prorrogou até 5 de fevereiro as inscrições para prefeituras interessadas em receber o projeto CineLeitura do Bem. A iniciativa busca ampliar o acesso à cultura em todo o estado, oferecendo cinema itinerante, atividades educativas e uma biblioteca móvel, com foco na formação de leitores em todas as regiões goianas.
O projeto vai atender 120 municípios e distritos, levando estrutura completa — incluindo equipamentos audiovisuais, acervo literário e equipe técnica — para espaços públicos indicados pelas prefeituras selecionadas. Todos os serviços são gratuitos, inclusivos e acessíveis para pessoas com deficiência.
A organização e execução das ações cabem à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com uma Organização da Sociedade Civil, sem custos para os municípios. Os recursos são do Fundo Protege, dentro da política pública do Goiás Social.
A seleção das cidades é baseada em critérios técnicos e sociais definidos em edital, como a falta de equipamentos culturais permanentes na região, relevância social e viabilidade técnica e logística. Para participar, as prefeituras devem preencher o formulário eletrônico disponível no site goias.gov.br/cultura/cine-leitura-do-bem.
Além da inscrição, os municípios precisam indicar o local das atividades, apoiar na divulgação e organização do público, além de designar um servidor para interlocução com a equipe do projeto.






