Início Coluna Cláudio Abrantes entre a cruz e a espada

Cláudio Abrantes entre a cruz e a espada

Por Sandro Gianelli

O deputado distrital Cláudio Abrantes, eleito pelo PDT em 2018, não esconde de ninguém o quanto se identifica com o partido e se sente representado na sigla.

Ciro neles

Para Abrantes, Ciro Gomes é o melhor candidato à presidência da república, afirmação dita durante entrevista ao programa Conectado ao Poder, da rádio Metrópoles.

Alforria

Nas eleições de 2018, Abrantes foi liberado pelo partido para apoiar Ibaneis Rocha (MDB). O PDT apoiou a candidatura de Rodrigo Rollemberg (PSD).

Enquadrado

Em 2021, o PDT decidiu que seria melhor para o partido e Abrantes, que ele deixasse o partido.

Liderança

Abrantes foi líder do governo Ibaneis na Câmara Legislativa, entre 2019 e 2020, mesmo com o PDT sendo oposição ao governo Ibaneis.

Incoerência

Abrantes entende que seria incoerente se ele deixasse de apoiar Ibaneis, mas compreende que não pega bem para o PDT ter um deputado desalinhado com o caminho escolhido pelo partido.

Janela partidária

Com a abertura da janela partidária, que se inicia no dia 3 de março e vai até 1º de abril, Abrantes precisa definir seu futuro político. O PSD é uma das opções para o distrital.

Liberdade

A novidade foi que dirigentes do PDT começaram a entender a importância da manutenção de Abrantes em seus quadros e se iniciou um dialogo para sua permanência. Resta saber se o partido dará a Abrantes uma nova carta da alforria, deixando que ele apoie a reeleição de Ibaneis, mesmo o partido permanecendo na oposição à Ibaneis.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli no Portal Conectado ao Poder.