Acionados pela Justiça
O prefeito de Padre Bernardo Claudiênio e o secretário de Meio Ambiente Sérgio Murilo Garcia Pereira foram acionados pela Justiça por conta do lixão que se encontra a céu aberto no município. O Ministério Público quer que ocorram adequações à legislação ambiental, no que diz respeito ao descarte de resíduos sólidos da cidade.
Soluções 1
A prefeitura terá que delimitar a área do atual lixão, além de construir cercas para evitar o trânsito de animais e pessoas não autorizadas no local. A manutenção permanente das vias de acesso interno e externo ao lixão e a proibição de descarte de resíduos da construção civil com os resíduos urbanos domésticos também terá que ser providenciada.
Soluções 2
O município terá que impedir a queima de resíduos a céu aberto e o descarte de resíduos hospitalares. O poder público terá a obrigação de fazer a cobertura dos resíduos com material argiloso para evitar o mau cheiro e a proliferação de insetos e vetores de contaminação e ainda promover a plantação de vegetação adequada ao redor da área.
* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília.