Eleito em 2 de outubro, o próximo chefe do poder executivo municipal da região, Pábio Mossoró (PSDB), foi vereador por dois mandatos e terá a missão de administrar o município entre 2017 e 2020. A seguir, entrevista exclusiva com o Mossoró.
PSDB de volta
Em 2012, o PSDB de Valparaíso de Goiás disputou a reeleição de Leda Borges, sendo derrotada para Lucimar Nascimento (PT). Leda foi eleita deputada estadual em 2014; nomeada Secretária da Mulher, Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho do estado de Goiás em 2015 e, em 2016, apoiou a eleição de Pábio Mossoró. Garantindo a recondução do PSDB à prefeitura do município.
Transição de Governo
Pábio informa que o tramite legal para dar inicio a transição de governo já foi realizado. “A atual prefeita foi comunicada, encaminhamos os nomes dos membros da comissão de transição, que já foram publicados no diário oficial. Agora aguardamos o agendamento da primeira reunião para dar inicio aos trabalhos da comissão”.
Maior desafio
Pábio se reuniu com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) em busca da liberação de recursos para amenizar um dos principais problemas de Valparaíso que é a falta de infraestrutura. “Com quase 200 mil habitantes, o município de Valparaíso tem grandes problemas nesta área e a ajuda do governo estadual e federal será crucial em nosso município”, disse.
Transporte
Pábio defende a divisão de responsabilidades da ANTT com o Distrito Federal, o Estado de Goiás e os municípios do Entorno. “Os municípios da região metropolitana devem ser órgãos fiscalizadores do transporte público na região. Sem a divisão de responsabilidades pouco será mudado”.
BRT
O governador Marconi Perillo juntamente com a deputada estadual Leda Borges e o deputado federal Célio Silveira estudam a ampliação do BRT de Santa Maria até Luziânia. O projeto executivo esta em andamento e os recursos devem vir do Estado de Goiás e do Ministério das Cidades.
Viadutos na BR 040
Valparaíso é uma cidade cortada pela BR 040 o que provoca grandes congestionamentos na região. Questionado sobre a construção de viadutos na 040, Pábio esclarece que, “a BR é privatizada e o contrato de concessão prevê que a empresa realize estes investimentos” e afirma “cobraremos”.
Descaso
“Lucimar Nascimento não deu conta do recado. Mesmo sendo do PT, a prefeita não conseguiu liberar recursos federais para Valparaíso”.
Complexo Anhanguera
Busquei ajuda do deputado Célio Silveira e do senador Wilder Morais (PP) para a liberação dos recursos do PAC para Valparaíso. Os recursos serão para rede de esgoto com estação de tratamento, calçada, meio fio, asfalto e águas pluviais.
Dívidas
“Precisamos planejar e enxugar a máquina pois o município de Valparaíso esta muito endividado”.
Segurança
Pábio reconhece o déficit em relação a quantidade de policiais militares em Valparaíso e afirma que, “a Polícia Militar receberá um reforço em Valparaíso de Goiás com o término do curso de formação dos policiais que passaram no último concurso público”.
* A Coluna Entorno é escrita por Sandro Gianelli e veiculada todas as quartas no Jornal Alô Brasília.