Com General na saúde Ibaneis espera por ordem na casa

Por Sandro Gianelli

General Pafiadache e o governador Ibaneis. Foto: Renato Alves / Agência Brasília.

General neles

A maratona em busca de um bom gestor para a saúde no DF chegou ao fim. O governador Ibaneis passou o cargo para um General. Assim, quem não se enquadrar que pegue seu banquinho e saia rapidinho. Ibaneis quer por ordem na casa, custe o que custar.

Insatisfeito

A saída de Osnei Okumoto da secretária de saúde se deu por conta da insatisfação de Ibaneis com a morosidade que vinha ocorrendo na secretária. Até mesmo o episódio das vacinas só deu certo por iniciativa do governador que entrou na Justiça e cobrou as vacinas devidas.

Tratamento

Se depender de Ibaneis vamos avançar e voltar a tomar de conta da saúde, não apenas pensando na pandemia, mas se adequando a nova realidade com a população vacinada e agora em busca de outros tratamentos.

Pedrosa no Democratas

Essa semana o deputado distrital Eduardo Pedrosa se filiou ao Democratas. Após ter sido liberado, ou dispensado, pelo antigo partido, o PTC. O evento contou com a presença da cúpula do Democratas com o presidente nacional ACM Neto, o governador de Goiás Ronaldo Caiado e do presidente do Democratas do DF Alberto Fraga, entre outras lideranças.

Eliana Pedrosa e Eduardo Pedrosa. Reprodução da internet.

Ecléticos

Eduardo Pedrosa vai para o Democratas e sua tia, a ex deputada Eliana Pedrosa fica no PDT. O partido já aceitou a filiação de Eliana. O normal seria um pedir voto para o outro, pelo parentesco, mas pela ideologia partidária isso não deve ocorrer. O PDT está alinhado a esquerda e o Democratas alinhado a direita.

Articulado

O ex vice-governador Paulo Octávio anda bem articulado no meio político. Hora ele é visto cumprindo agenda ao lado do governador Ibaneis, hora é visto em eventos de partidos de oposição ao governo. Como ocorreu no evento de filiação do deputado distrital Eduardo Pedrosa no Democratas.

Desprestigiado

O deputado federal Luis Miranda, até então, único mandatário do Democratas não compareceu ao evento de posse de Eduardo. Nos bastidores é dada como certa sua saída do partido. Luis não tem tido bom entendimento com Fraga, presidente da sigla no DF.

Articulada

A deputada distrital Júlia Lucy tem mostrado habilidade política. Eleita pelo NOVO, a parlamentar não tem se fechado no discurso partidário e tem aparecido onde chamam. Ela foi um dos presentes no evento de Eduardo Pedrosa.

Origem

Na origem do NOVO, o partido era meio que nós versus eles, mas pelo menos no DF, Júlia tem transitado bem. Do jeito dela, vem trabalhando e tentando se criar para as eleições de 2022.

Paco Britto e João Cardoso. Reprodução da internet.

Rachou 1

O deputado distrital João Cardoso também foi prestigiar o amigo Eduardo. O problema, se é que tem algum problema, é que Eduardo se comporta como opositor ao governo Ibaneis e João é do partido do vice-governador.

Rachou 2

Nas eleições de 2018 o Avante elegeu o vice-governador Paco Britto e dois deputados distritais, Sardinha e João Cardoso. Para 2022 a lógica é que pelo menos um dos deputados deixe a sigla. Se está difícil formar nominata em partido com um distrital, imagine com dois?

Coincidência

O que estes três parlamentares possuem em comum? Todos eles assinaram o pedido de abertura da CPI do IGESDF. Pois é, até o João Cardoso que é do partido do vice-governador. Será que chamaram a atenção do vice?

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli no Portal Conectado ao Poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui