Da redação
A Região Administrativa de Água Quente tornou-se, nesta sexta-feira (13), a 35ª localidade do Distrito Federal a receber o Programa de Videomonitoramento Urbano e Rural (PVU/PVR), da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). Com essa iniciativa, o sistema de câmeras de monitoramento agora cobre todas as regiões administrativas do DF.
Com a ampliação, o programa passa a contar com 1.350 câmeras estrategicamente distribuídas pelo território do Distrito Federal. O objetivo, segundo a SSP-DF, é fortalecer o monitoramento integrado e aumentar a capacidade de prevenção e resposta das forças de segurança.
Criado em 2013, o PVU/PVR é uma das principais estratégias da SSP-DF para consolidar a política de Segurança Integral. O programa visa criar ambientes mais seguros, promovendo as liberdades individuais e coletivas, além de contribuir para o controle de desordens e o fortalecimento da coesão social.
O monitoramento ocorre de forma integrada entre as forças de segurança e outros 31 órgãos, instituições e agências do governo local e federal. Entre suas funções, estão a prevenção de crimes, apoio a investigações, controle de tráfego, atendimento a emergências e ações de defesa civil.
A instalação das câmeras e a entrega da placa de monitoramento em Água Quente marcam o avanço da tecnologia na segurança pública do DF, consolidando o uso do videomonitoramento como instrumento para a manutenção da ordem e proteção dos cidadãos.








