Início Brasil Com Kassab, Caiado apresenta resultados de gestão ao setor hospitalar

Com Kassab, Caiado apresenta resultados de gestão ao setor hospitalar

Ronaldo Caiado
Ronaldo Caiado
- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

Governador participa de encontro do SindHosp, em São Paulo, e relata regionalização da rede, uso de IA e quase R$ 30 bilhões investidos em Goiás.

O governador Ronaldo Caiado (PSD) participou, ao lado do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, de um encontro com representantes do setor hospitalar nesta segunda-feira (9), em São Paulo, para apresentar resultados da gestão em Goiás, com foco em mudanças na rede de saúde, investimentos e uso de tecnologia.

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) e reuniu dirigentes hospitalares, executivos, especialistas e lideranças políticas ligadas à área. A apresentação buscou expor a experiência administrativa do governo goiano, com ênfase na organização do atendimento e em iniciativas voltadas ao diagnóstico e à prevenção.

Durante a fala, Caiado informou que os investimentos no setor em Goiás somam quase R$ 30 bilhões nos últimos sete anos. Ele também citou a regionalização do atendimento e a aplicação de Inteligência Artificial para apoiar a emissão de laudos e diagnósticos, além da implantação de um painel genético voltado à prevenção de câncer de mama e ovário.

Ao mencionar a estratégia de prevenção, o governador afirmou: “Nós já operamos vários casos de pessoas e familiares que tinham a predisposição de ter a doença. Essas pessoas já são operadas em Goiás, numa condição preventiva”.

Na parte dedicada à reorganização da rede, Caiado relatou que a descentralização de leitos de UTI foi tratada como prioridade no início do mandato. “Nós só tínhamos leitos de UTI em Goiânia, Anápolis e Aparecida, num raio de 50 quilômetros. E você tinha paciente a 680 quilômetros [de distância desses centros]. Então, esse foi o primeiro ato nosso, descentralizar a saúde”, disse.

O governador também citou o fortalecimento da atenção primária e a proposta de vincular parte da arrecadação do ICMS a municípios com maior dificuldade de acesso de pacientes crônicos a unidades de urgência e pronto-socorro. “Estamos criando uma destinação parcial do ICMS para aqueles municípios onde os pacientes crônicos têm menos acesso aos hospitais de urgência e ao pronto-socorro”, declarou.

Na sequência, Caiado afirmou que a medida busca incentivar acompanhamento contínuo. “A visão nossa é que aquilo que nós precisamos, que a atenção primária seja levada a sério. Esta é uma visão que nós estamos implantando no estado com muita força. Ou seja, não podemos mais admitir a falta de acompanhamento do paciente crônico”, completou.

O encontro teve ainda a presença dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Marcelo Queiroga, além de gestores da saúde suplementar e formuladores de políticas públicas. Ao longo da exposição, Caiado também abordou temas como governabilidade, segurança pública e combate a facções criminosas.

Kassab destacou o perfil do público e a abrangência dos assuntos apresentados. “Não me surpreendeu a profundidade com que ele abordou todos os temas, em especial os mais relevantes, mostrando o quanto ele está preparado”, afirmou. Em outra fala, disse que o evento reuniu “grandes formadores de opinião da área médica e os grandes formuladores de políticas públicas do setor”.