O secretário-geral das Nações Unidas manifestou apreço pelas “contribuições significativas” do Brasil para a agenda global em encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião foi realizada neste sábado às margens da Cúpula do G20, grupo das maiores economias do mundo.
A declaração publicada após o encontro, no Rio de Janeiro, ressalta o debate de questões como a importância de fortalecer o multilateralismo, reformar a arquitetura financeira internacional e abordar os desafios globais urgentes.
Medidas para enfrentar a mudança do clima
Os dois líderes concordaram com a urgência de implementar medidas determinantes para enfrentar a mudança climática.
Na reunião, Guterres e Lula da Silva reiteraram a necessidade de os Estados-membros da ONU aumentarem a ambição para garantir o sucesso da 29ª Conferência da Mudança do Clima, COP29, e da COP30 a ser realizada no Brasil.
Depois de participar Cúpula do G20, na segunda e terça-feira, Guterres retornará à Cúpula do Clima em Baku, no Azerbaijão.
O compromisso dos países em definir Contribuições Nacionalmente Determinadas que estejam alinhadas com a meta de 1,5º C foi outro tema que marcou a reunião com o líder do Brasil, segundo o documento divulgado pelas Nações Unidas.