Comandante do 25º BPM pontua a segurança no Park Way, Candangolândia e Núcleo Bandeirante

Da redação do Conectado ao Poder

Major Siqueira comanda o 25º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal

Entrevistado no programa Conectado ao Poder, da TV Cultura, pelo jornalista Sandro Gianelli, o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Major Siqueira, falou sobre as ações de policiamento realizadas no Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia, área de cobertura do Batalhão. O Conectado ao Poder vai ao ar toda quarta-feira, às 23h, na TV Cultura, canal 5.1.

Gianelli perguntou sobre o Park Way.  “É uma área geograficamente complicada para fazer policiamento, né?” “É grande. São 78 mil km², que você pega do aeroporto até o Catetinho, dos dois lados. Com a viatura, rodando a 60km/h, é uma demora de 1h23min para fazer o percurso todo.”, disse Major Siqueira.

O especialista em segurança pública destacou a estrutura da região, que contribui para a segurança. “É um design de cidade que, para quem mora, é muito seguro, porque são condomínios pequenos, cercados, onde a maioria dos moradores se conhece, então conseguem fazer uma rede de segurança, controlando quem entra e quem sai”, pontuou. O Major falou sobre o ideal para maior tranquilidade.

“A nossa sugestão dentro de uma prevenção criminal é que os ambientes dos condomínios sejam abertos, sem muros altos, para ter a capacidade de ver e ser visto, com reconhecimento do carro de quem entra e quem sai. A nossa dica é a análise do ambiente, para torná-lo mais translucido”, salientou.

Sandro Gianelli reforçou aspectos que se tornam complicados para maior criminalidade. “É uma comunidade que tem condomínios fechados, com vigilância, porteiro e câmeras, então é mais complicado para o criminoso agir”, comentou. “Desse modo, aumenta a dificuldade do criminoso adentrar o condomínio”, afirmou Major Siqueira.

“O Núcleo Bandeirante e Candangolândia têm aspectos bem diferentes, né?”, perguntou Gianelli. “São cidades muito próximas da questão de segurança. Candangolândia tem poucas entradas e poucas saídas, então para realizarmos o patrulhamento é mais simples, já o Núcleo Bandeirante tem muitas entradas e saídas, cidade apertada, com comércio misturado com área residencial. A gente realizou pesquisa e vimos que a maioria dos moradores da Candangolândia moram e trabalham por lá, então não tem muita movimentação pendular, no Núcleo Bandeirante é maior essa movimentação, mas são duas cidades tranquilas”, explicou o especialista. 

Sandro mencionou equipamentos da Candangolândia. “Se eu não estiver enganado, a Candangolândia tem bastante iluminação em LED e câmeras de videomonitoramento.” O PM mostra como essas câmeras auxiliam. “As câmeras ajudam muito, porque o indivíduo sabe que se ele ou placa do carro for filmada, gera uma fácil identificação. O futuro é esse, pois tem fácil capacidade de reconhecimento”, falou.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui