Da Redação do Conectado ao Poder

Uma ação conjunta entre órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou o recolhimento de entulhos em diversas regiões do DF. Já foram recolhidos nas ruas de Planaltina, Paranoá, Gama, W3 Sul, Riacho Fundo e muitas outras.
Desde o início do ano, 400 toneladas de resíduos foram removidas. O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro de mosquito transmissor da dengue e para proliferação de outros insetos, além de manter a cidade limpa e organizada.
Na W3 Sul, os trabalhos já foram iniciados em todas as 15 quadras residenciais que estavam com entulhos em diversas áreas verdes do local. “É uma área com muito verde e percebemos que às vezes o pessoal aproveita o montante de lixo da vegetação e deixa um entulho junto. Até mesmo uma placa de um brechó encontramos durante o serviço”, comenta o coordenador do Polo Central 3, Alexandro César.
Moradores do DF afirmam que estas ações do GDF contribuem para evitar que a população adoeça. Frano Medeiros, morador de Planaltina diz “Isso que está sendo feito ajuda a diminuir a questão do lixo e da dengue, e deixa a cidade mais limpa”, afirma. “Não adianta a gente só cobrar o governo, se a nossa parte não é feita. Essa limpeza é melhor para mim, mas também para as crianças e todos os moradores, porque ajuda a reduzir o fluxo de casos de dengue”, completa o morador.
A dona de casa Elizabeth Santana Barbosa, 57, por ter tido dengue, estava preocupada com os riscos de uma nova infecção. “(A ação do governo) Facilitou demais porque alugar um container ou uma carreta fica muito caro. Aqui em casa, estávamos com um depósito de garrafas que não tínhamos onde botar. Juntava rato, escorpião, mosquito… Já estávamos em pânico, sem saber o que fazer”, conta. “Vou ficar livre dos entulhos e sem pagar nada. É bom demais”, finaliza.