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A pesquisa de expectativas para o comércio de Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto Fecomércio/DF, revela uma projeção de R$ 394 milhões a serem injetados na economia do Distrito Federal. As vendas de 2024 podem crescer, em média, 16,7% em relação ao desempenho do ano passado.
A intenção de compra do público está mais otimista neste ano. Cerca de 75% dos entrevistados pretendem presentear seus parceiros, índice maior que os 64,5% de 2023. O valor médio que prometem investir em presentes também subiu – passou de R$ 227,98 (2023) para R$ 251,37, com aumento de 10,2%.
Cerca de 53% dos comerciantes esperam vendas maiores neste ano. A análise histórica aponta para uma tendência por vendas maiores desde 2021, sendo 2022 o melhor dado na série dos últimos cinco anos. No entanto, também é possível observar o aumento do percentual de lojistas que esperam vendas menores em 2024, totalizando 9,1%, maior índice registrado desde 2017. É importante ressaltar que não houve coleta de dados em 2019 e 2020.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avalia que, mesmo com desaceleração no otimismo dos empresários, os resultados deverão ser positivos para o comércio. “Embora tenha de caído de 64% para 53,4% o índice de lojistas com expectativa de vendas maiores, ainda assim temos uma maioria otimista com a data. Isso pode ter relação com o bom índice de intenção de consumo das famílias no Distrito Federal, que, segundo a CNC, está acima da zona de satisfação desde janeiro deste ano com melhora no acesso ao crédito nos últimos meses”, analisa.
A maioria dos empresários (78,74%) projeta vendas maiores que o realizado em dias comuns, 17,14% esperam vendas iguais e apenas 4,12% acreditam que venderão uma quantidade menor em comparação à rotina da loja.
Segundo o estudo, o impacto da data (28,16%), a diversidade de produtos (22,93%), a qualidade (22,43%) e as promoções (20,74%) são os motivos mais indicados para o aumento das vendas. Outros comerciantes acreditam que os preços (48,78%) e o baixo impacto da data (43,9%) podem influenciar negativamente o comércio de Dia dos Namorados.
O valor médio de venda expectado, por pessoa, segundo os lojistas, é R$ 236,90. Isso indica um expressivo aumento de, aproximadamente, 50,6% em relação aos R$ 157,25 medidos em 2023. Em relação aos preços dos produtos, a maior parte (82,5%) vai manter os valores do ano passado. Outros 10% devem aumentar, e 4,5% programam diminuir os valores.
A expectativa média entre aqueles que irão alterar os preços é diminuir em 0,18%. A maior justificativa para a redução dos preços é atrair mais clientes (38,1%), seguida pelo aumento das vendas (33,33%), promoções (19,05%) e adequação ao cenário de crise (9,525). Para aqueles que optaram por aumentar os preços, as principais motivações são os repasses dos fornecedores (53,33%), aumento da margem de lucro (24,44%) e aumento dos impostos (13,33%).
Apenas 12,8% não pretendem utilizar estratégias de venda. A maioria (87,2%) planeja recorrer às divulgações por meio de propagandas (25,2%), diversidades de produtos (19,6%), promoções (19,3%), vitrines temáticas (12,3%), entre outras estratégias que buscam atrair consumidores durante o Dia dos Namorados.
Consumidores
A consulta indicou que as roupas e acessórios (23,7%), os cosméticos e perfumes (20,6%), calçados e acessórios (14,4%), chocolates e trufas (12,7%) e as flores (9,9%) serão as escolhas mais populares para presentear neste Dia dos Namorados.
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Fonte: Fecomércio-DF
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