Comissão de Meio Ambiente aprova “Lei Joca” para regulamentar o transporte aéreo de animais

- Publicidade -

O deputado Rafael Prudente (MDB-DF), presidiu nesta quarta-feira (8), sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que aprovou a “Lei Joca” que tem como finalidade regulamentar o transporte aéreo de animais de estimação.

O deputado Matheus Laiola  (União Brasil-PR), reuniu 35 propostas que tramitavam na comissão e preparou um substitutivo estabelecendo regras e direitos.

“Estamos garantindo o transporte seguro dos animais e ao lado de seus tutores, não vamos mais permitir que animais de estimação sejam transportados como cargas”, disse Rafael Prudente, presidente da Comissão.

 O substitutivo prevê que o transporte seja autorizado independentemente do animal ser de assistência emocional ou não para o passageiro. 

Os animais que tiverem até 10 quilos poderão viajar na poltrona do tutor. 

Já os animais maiores na poltrona específica ao lado, sendo de responsabilidade das companhias aéreas a definição do valor a ser pago pelo transporte.

Fica proibido o transporte de animais de estimação nos porões ou bagageiros das aeronaves.

Atualmente, os animais maiores são transportados junto às cargas, o que pode expor os pets a condições adversas e estressantes, como mudanças bruscas de temperatura, falta de oxigenação adequada, longos períodos de confinamento e muito estresse.

A proposta recebeu o nome de Lei Joca em virtude da morte do cão Joca, um golden de quatro anos que morreu durante um voo operado pela Gol, no último dia 22.

O substitutivo segue agora para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) e a Comissão de Viação e Transportes (CVT).

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui