Por Sandro Gianelli
Nos bastidores não é descartado a união do MDB com o PSDB. A avaliação interna dos dois partidos é de que às duas siglas estão na mesma linha de raciocínio e campo político.
Os presidentes das nacionais de ambos partidos estão conversando sobre essa possível união. Baleia Rossi do MDB e Bruno Araújo do PSDB, estão conversando a quase um mês para unir os dois partidos em uma federação.
Ambos sabem que união não será fácil, mas não é descartada.
Os partidos possuem pré-candidatos à presidência, Simone Tebet pelo MDB e João Doria pelo PSDB. Se ocorrer a união, um dos dois terá que abrir mão da cabeça de chapa.
Desdobramentos no DF
No DF, caso a união ocorra, o senador Izalci Lucas (PSDB) teria dificuldades em continuar com o desejo de disputar o GDF, pelo menos não pelo PSDB. Como o MDB do DF tem o governador Ibaneis como candidato a reeleição, a prioridade será a reeleição de Ibaneis.
Izalci ou teria que aceitar, tendo um prejuízo de mais de 3 anos na oposição ao governo Ibaneis ou teria que procurar outra sigla para a disputa ao Palácio do Buriti.
A união aconteceu? Não. É impossível, não. Resta aguardarmos até o início de abril para sabermos qual será o cenário real dos partidos em nível nacional e local.