Da redação do Conectado ao Poder
Trabalhadores têm até 31 de dezembro para retirar o abono salarial de 2025.

Os trabalhadores que têm direito ao saque do PIS Pasep precisam ficar atentos ao prazo que se estende até 31 de dezembro de 2025. Os pagamentos foram iniciados em fevereiro e, após essa data, os valores não sacados retornarão ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O abono é destinado a quem exerceu atividade com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, recebeu até dois salários mínimos de remuneração média e está inscrito no PIS ou Pasep há cinco anos ou mais. É essencial que as informações tenham sido corretamente registradas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
O valor do PIS ou Pasep varia conforme o tempo de trabalho em 2023, podendo chegar a até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518. Aqueles que trabalharam os 12 meses do ano recebem o valor integral, enquanto os que atuaram menos terão direito a um valor proporcional.
Para realizar o saque, os trabalhadores têm algumas opções. No caso do PIS, que atende a trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo App Caixa Trabalhador. Já o Pasep, voltado para servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil, que também oferece consulta pelo seu aplicativo e site.
O saque do dinheiro pode ser feito utilizando o cartão social em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes da Caixa Aqui. Também é possível transferir o valor diretamente via aplicativo. Para o Banco do Brasil, a transação pode ser realizada por meio de TED ou PIX para qualquer conta em nome do beneficiário.










