Companhia aérea portuguesa TAP anuncia retomada das operações na Venezuela


Da redação

A companhia aérea portuguesa TAP anunciou nesta sexta-feira (30) que retomará os voos para a Venezuela a partir de 30 de março. A decisão foi comunicada um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenar a reabertura do espaço aéreo do país caribenho.

As operações aéreas internacionais para a Venezuela estavam suspensas desde 21 de novembro, quando os Estados Unidos emitiram um alerta sobre riscos na região devido a atividades militares. “A TAP confirma que retomará os voos para a Venezuela em 30 de março”, afirmou o porta-voz da empresa, Filipe Moraes, à AFP.

A reabertura do espaço aéreo venezuelano foi anunciada por Trump após conversa telefônica com a presidente interina Delcy Rodríguez, que assumiu o governo após a queda de Nicolás Maduro em uma operação liderada pelos americanos.

Após a decisão americana, a American Airlines também manifestou intenção de retomar seus voos para a Venezuela. A Copa Airlines, do Panamá, e sua subsidiária colombiana, Wingo, anunciaram há três semanas a reativação de suas operações.

Já outras companhias aéreas, como as espanholas Iberia, Air Europa e Plus Ultra, ainda não confirmaram oficialmente o retorno. Segundo a autoridade aeronáutica venezuelana (INAC), informações sobre o retorno dessas empresas foram desmentidas há duas semanas e o setor aeronáutico local descarta retomadas antes de março. A estatal venezuelana Conviasa permanece sancionada pelo Departamento do Tesouro dos EUA desde 2020.