Parceria entre moradores tem a iniciativa de levar melhor qualidade de vida à população, além de trazer benfeitorias aos espaços degradados da região.
Pensando em alternativas para proporcionar mais qualidade de vida e espaços para que a população de Ceilândia possa praticar esportes, além de permitir que esses locais sejam ponto de encontro e socialização de crianças, jovens e adultos, moradores da região se uniram para revitalizar a quadra de esportes, do quadradão da EQNP 09 no P Norte. A primeira ação ocorrerá neste final de semana, a partir das 9 horas.
As benfeitorias na parte física da quadra começarão neste sábado (4) e contarão com a mão de obra voluntária dos próprios moradores. No Domingo (5) também haverá a entrega oficial do local com apresentações culturais, brincadeiras e o serviço gratuito de corte de cabelo masculino, além da grafitagem da fachada do muro do Centro de Ensino Fundamental 25 do P Norte.
A iniciativa partiu de um grupo formado por artistas do P Norte, entre músicos, grafiteiros e admiradores do Hip Hop, que com o apoio da comunidade se mobilizaram para revitalizar a quadra de esportes local, além de contar com a ajuda de alguns comerciantes da região que doaram tinta para a demarcação do piso da quadra, esmalte sintético e pincéis.
Um dos artistas voluntários que irá participar da revitalização é Josué Isaias Aragão mais conhecido como GugaCM. Morador do P Norte, ele conta que o objetivo da ação é promover a inclusão social e dar mais qualidade de vida à comunidade, além de incentivar a prática esportiva. “Queremos trocar experiências entre os artistas e a própria comunidade, além e causar uma grande mobilização social levando a cultura do grafite e do hip hop, mostrando que essas manifestações artísticas podem trazer a inclusão”, enfatiza o artista.
O professor Luiz Ednardo da Silva, 45 anos, que mora próximo à quadra que será revitalizada, diz que há anos não havia uma intervenção no local. “O governo deve fazer sua parte, mas a população também é responsável pelo espaço que vive. Por isso, o mais interessante é juntarmos crianças e adultos para fazer esta ação, porque cada um que vier trabalhar também vai ajudar a cuidar”, diz o morador.
A Administração Regional, também fará a roçagem do mato e limpeza do espaço, além de oferecer no dia do evento brinquedos para a criançada, como cama elástica, mesa de ping pong e jogos de totó.
Para o administrador de Ceilândia, Vilson de Oliveira, a partir deste projeto-piloto, o intuito é desenvolver ainda mais a ação para que possa ser expandida para toda cidade. “Sabemos que existe uma demanda reprimida nos últimos anos e que precisamos encontrar soluções para estes espaços. Desta forma, achamos interessante, firmar parceria com a comunidade, além de disponibilizar material, contar com alguns servidores para ajudar, e a sociedade participar com a mão de obra”, explica o administrador.
A administração também informa que outra ação já está sendo feita para viabilizar a revitalização da quadra de esportes e o parquinho da Praça do Cidadão, já que o local é constantemente utilizado para apresentações culturais, além de buscar parcerias com a comunidade para resgatar a importância do lugar, como sendo um espaço de convivência e socialização de crianças, adolescentes e jovens de Ceilândia.
Fonte: www.ceilandia.df.gov.br