O concurso será aberto a qualquer cidadão que atender o edital técnico de participação, respeitando períodos e fases. No final, depois de passar por um crivo técnico, as marcas finalistas serão escolhidas pela própria sociedade, por meio de votação popular. Tudo isso visando proporcionar os sentimentos de pertencimento, orgulho e identidade para o brasiliense, além de fortalecer o turismo local. “Nossa intenção é fazer com que todos ajudem a criar uma marca que represente Brasília. Grandes metrópoles mundiais e estados do Brasil possuem uma identidade visual que os caracteriza. Queremos que os brasilienses também carreguem esse sentimento de pertencimento e assim a gente divulgue melhor a cidade”, ressalta Adelmir Santana.
Quem quiser apresentar a sua proposta de marca deverá se inscrever pelo site do Sebrae-DF (www.df.sebrae.com.br) ou pelo telefone 0800 570 0800. Depois de eleita, a utilização da logo será gratuita, condicionada a um manual de boa utilização, sob a guarda das entidades realizadoras. Os idealizadores esperam que o governo do DF também apoie a iniciativa. De acordo com o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio, também presidente do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos (Sindeventos), Francisco Maia, o projeto Marca Brasília é mais uma grande oportunidade para o turismo do DF. A meta pe propiciar algo inédito, que valorize a Capital Federal.
“O projeto prevê ações que certamente trarão uma marca própria para Brasilia e contribuirão com a economia local”, ressalta Francisco Maia. Em caráter voluntário, serão convidadas personalidades de setores distintos da sociedade para compor a banca de notáveis do júri que escolherá a identidade. A programação para o evento terá ainda a apresentação do regulamento do concurso Marca Brasília e seminários sobre marca e branding de destinos turísticos. O ciclo de palestras contará com uma apresentação da presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF (ADVB/DF), Cláudia Maldonado, e do presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz.
Câmara de Turismo
Em todo o mundo existe a convicção de que turismo é uma atividade importante para o desenvolvimento econômico e social. Atrai investimentos, gera emprego, renda e promove a sustentabilidade dos destinos. De acordo com estudos, pelo menos 1 em cada grupo de 10 empregos gerados no mundo é no setor de turismo, responsável, portanto, por 10% da força de trabalho mundial. Pensando nisso a Fecomércio criou a Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade, reunindo as principais entidades do setor privado.
Lançamento do Concurso Marca Brasília
Dia: 25/10
Horário: 9h
Local: Auditório do Uniceub, Bloco 1, na 907 Norte
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecomércio-DF