Início Distrito Federal Confira como será o reforço montado pelos órgãos de segurança do DF

Confira como será o reforço montado pelos órgãos de segurança do DF

- Publicidade -


Da redação

Com a chegada do Carnaval, as forças de segurança do Distrito Federal ampliam o foco de atuação para além do combate à embriaguez ao volante, intensificando o policiamento e a proteção às mulheres durante a folia. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em 2023 foram registradas 428 ocorrências de embriaguez ao volante, número superior às 375 contabilizadas em 2024. Para 2026, o planejamento prevê fiscalização mais rígida nas vias, ações educativas e estruturas exclusivas de acolhimento.

O Detran-DF informou ao Correio que, durante o Carnaval, serão realizadas 30 operações do tipo blitz, 40 patrulhamentos ostensivos, 20 operações de estacionamento irregular e 120 pontos de demonstração. Bruno Baruque, coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, reforçou: “Nossa mensagem é direta: tolerância zero”. Ele destacou a meta de zerar fatalidades: “Queremos chegar na quarta-feira de cinzas sem nenhuma fatalidade”.

O tenente-coronel Carmo, do Batalhão de Trânsito da PMDF, alertou sobre o risco de misturar álcool e direção, lembrando que a infração é gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a Operação Carnaval 2026 com fiscalização reforçada nas BR-040, BR-060 e BR-020, priorizando infrações como dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e ultrapassagens irregulares.

A PMDF terá dois mil policiais nas ruas diariamente, uso de 15 drones com câmeras termal, reconhecimento facial para identificação de foragidos e campanha de identificação infantil. Pela primeira vez, será disponibilizada a Sala Lilás, van itinerante para atendimento exclusivo de mulheres vítimas de violência de gênero durante o Carnaval.