“Construa relacionamento para se diferenciar em uma eleição pelo WhatsApp”, defende Rodrigo Gadelha

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Por Sandro Gianelli

O Conectado ao Poder entrevistou o publicitário Rodrigo Gadelha, que estará no 15º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político abordando o tema: WhatsApp nas Eleições. 

Você acredita que o WhatsApp possa ser bloqueado durante as eleições?

Tudo na vida depende do uso, acredito que não será bloqueado, mas que certas pessoas poderão ser bloqueadas de acordo com o uso do WhatsApp. Principalmente se infringir os termos de uso da plataforma. E isso já acontece hoje em dia.

Acordos entre WhatsApp e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são mesmo necessários para as eleições?

É necessário que o TSE entenda o funcionamento da plataforma sim. E a melhor forma de entender é falando direto com a própria plataforma.

Como adequar as mensagens enviadas pelo WhatsApp à Lei de Proteção de uso de Dados (LGPD) sem que a campanha caia em erros?

Ao pensar em WhatsApp Marketing e uso de Big Data temos que mudar o mindset. Por que a maioria entende WhatsApp como disparo em massa e não é isso. Como no começo do e-mail que era muito semelhante. Se temos uma gestão de relacionamento terá o opt-in construindo uma relação com o eleitor. Com autorização e a construção de uma base de dados que o eleitor deseja participar.

Você acredita que a LGPD vai conseguir conter os disparos em massa?

Como disse na questão anterior temos que mudar o mindset, WhatsApp não pode ser só visto como disparo em massa. Todos nós usamos diariamente essa plataforma, mas temos que construir relacionamento. É muito fácil o bloqueio, muito fácil o eleitor se desinteressar e o interesse do eleitor é o que mais importa.

Quais os maiores aprendizados do WhatsApp com eleições anteriores no Brasil e no mundo?

É o uso de inteligência de dados para criar relacionamento pelo WhatsApp.

A que você atribui a enorme adesão dos brasileiros ao WhatsApp?

Eu atribuo a adesão do mundo ao WhatsApp pela facilidade e agilidade, pela construção de relacionamento e principalmente pela redução de custos que as pessoas tiveram ao usar a plataforma.

As mensagens dos pré-candidatos estão começando a aparecer em grupos de WhatsApp. Na sua opinião isso mais afasta ou mais atrai o eleitor?

Tudo depende, foi construída uma abordagem de relacionamento do candidato com o grupo? Ou é uma invasão? Se tiver estratégia, a autorização das pessoas e generosidade em entender o eleitor com certeza aproxima.

Quanto tempo antes das eleições deve começar a mobilização nas redes?

No dia em que a o candidato pensar em ser candidato. Relacionamento entre pessoas não se constrói do dia pra noite é uma conquista diária.

Quais as principais ações que devem ser implementadas no WhatsApp como estratégia eleitoral?

A primeira é mudar o mindset que o WhatsApp é disparo em massa. Pensar em como entender o eleitor e como ele quer ser abordado nessa plataforma. E entender qual o melhor contexto para construir conteúdo para essa plataforma.

De que forma as equipes de comunicação devem usar o WhatsApp durante o mandato?

Há várias formas. Como atendimento aos cidadãos para atendimento de demandas; Como entendimento do eleitor, construção de inteligência; E como forma de dar conhecimento a entrega do mandato.

Qual é a expectativa da sua palestra no 15º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político?

Veremos cases de Big Data com WhatsApp de formas totalmente diferentes de fazer campanhas como a maioria não usa. Do processo de construção de relacionamento e como se diferenciar em uma eleição pelo WhatsApp.

Serviço:

15º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político

Local do evento: Faculdade Republicana, SEP Sul, Trecho 713/913 Edifício CNC Trade Térreo – Asa Sul, Brasília – DF

Data: 26, 27 e 28 de maio de 2022

Tíquete padrão: participação presencial – R$ 1.700,00/ participação virtual – R$ 900,00

Inscrições: estrategiaseleitorais.com.br

Rodrigo Gadelha é publicitário, formado em Comunicação Social (ESPM), com MBA Executivo em Administração e Marketing pela ESPM, Doutorando em Psicologia Social (Univercidad John Kennedy).

Foi eleito o Melhor profissional de Marketing Digital do Brasil em 2021, o melhor Profissional de Redes Sociais do Brasil em 2018 e coleciona mais de 10 outros prêmios na carreira.

Foi Diretor de Arte e ainda arranha em suas redes sociais, Diretor de Criação, Planner e Diretor de Conta de agências de propaganda e marketing como Publicis, Grafite, Eugenio e Accor Services Accentiv. 

No Marketing Político Digital desenvolveu sua própria metodologia de Planejamento Estratégico, a RG Moebius usada em Campanhas para Presidência da República, Senado, Governadores, Prefeitos, OAB, Unimed, CRM, Clubes de Futebol entre outras no Brasil e no exterior. 

Especialista em gestão de campanhas, Big Data, WhatsApp e prefere ser chamado de Estrategista do que Marketeiro. 

Professor por paixão, passou por Senac, Impacta, Unip, ESPM, Instituto Europeo de Design(ITALIA) e RenovaBr desde de 2017 em sua idealização.

Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista, colunista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli, de segunda a sexta, para o portal Conectado ao Poder e para o Jornal Alô Brasília e apresenta um programa de entrevistas, aos domingos, das 9h às 11h, na rádio Metrópoles – 104,1 FM. 

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