Da redação
A Corregedoria da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios finalizou o Ciclo de Correições Ordinárias nas Serventias Extrajudiciais 2025. Os trabalhos foram realizados pela Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial (COCIEX) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), entre 3 de fevereiro e 3 de dezembro de 2025.
Nesse período, todas as 37 serventias extrajudiciais, além da Central de Distribuição de Títulos de Crédito e Outros Documentos de Dívida a Protesto no Distrito Federal (CEPRO), passaram por correições ordinárias. Dessa forma, 100% dos cartórios do DF foram inspecionados, seguindo o artigo 26, § 1º do Provimento-Geral da Corregedoria, que determina a fiscalização anual dos serviços notariais e de registro do Distrito Federal.
As inspeções utilizaram o modelo híbrido. As serventias enviaram a documentação necessária para a COCIEX, que analisou o material remotamente. As instalações físicas e eventuais dúvidas foram verificadas presencialmente pelas equipes responsáveis.
Segundo a Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial, o formato híbrido amplia o contato entre a equipe e as serventias. Nesse modelo, a correição ordinária tem duração média de cinco dias, além de um dia de inspeção presencial, enquanto o formato totalmente presencial durava dois dias.
A COCIEX ressaltou que a correição permitiu uma “positiva dinâmica e troca de experiência e dados entre a equipe, com acesso de todos à documentação analisada”.







