Correio Braziliense, TV Brasil, Rádio Justiça, Metrópoles e Agência CEUB vencem etapa distrital do PSJ

Trabalhos agora seguem para serem avaliados na etapa regional. Divulgação dos vencedores nacionais está prevista para ocorrer em novembro

Profissionais do Correio Braziliense, TV Brasil, Rádio Justiça, Portal Metrópoles e estudantes da Agência de Notícias CEUB estão entre os vencedores da etapa distrital do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Realizada pelo Sebrae, a iniciativa tem um histórico de apoio ao jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil, buscando reconhecer e destacar as melhores reportagens sobre o universo empreendedor veiculadas em variados canais da imprensa.

Os trabalhos premiados nesta primeira etapa refletem o tema central desta edição do prêmio – “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais” – e abrangem as categorias de texto, áudio, vídeo e foto. Além disso, a premiação reconheceu, pela primeira vez e em uma categoria específica, trabalhos desenvolvidos no ambiente acadêmico.

Na categoria texto, a vencedora foi a jornalista Mayara Souto, do Correio Braziliense, autora da série de reportagens Recomeçar: vida de refugiadas e migrantes, que relata histórias de quatro mulheres deixam seus países de origem, a família, a profissão, a cultura e escolhem o Brasil como destino. O Correio conta algumas histórias de quem precisou recalcular a rota e recomeçar.

A TV Brasil foi a grande vencedora na categoria vídeo, com a reportagem O Valor do Lixo. O material é soma de esforços de nove pessoas – Marieta Cazarré, Claiton Freitas, Patrícia Araújo, Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza, Alexandre Souza, Marcelo Vasconcelos, Márcio Stuckert e Rivaldo Martins – e retrata negócios que utilizam o lixo como matéria-prima e fonte de renda. O programa apresenta inovações tecnológicas, como a reciclagem de bitucas de cigarro e a transformação de isopor em massa modelável para reparos variados.

A reportagem vencedora da categoria áudio é uma produção especial da Rádio Justiça sobre empreendedorismo feminino. O conteúdo utiliza dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que mais de 66 milhões de pessoas estavam fora da força de trabalho, com 64% (43 milhões) destas sendo mulheres, para evidenciar o empreendedorismo se torna uma alternativa para garantir a subsistência. O trabalho foi realizado pelos jornalistas Rodrigo Tunholi, Ana Luíza Badu, Joel Lucas Moura, Liamara Mendes e Samanta Flor.

O Portal Metrópoles conquistou o primeiro lugar na categoria de fotojornalismo com registros feitos pelo fotógrafo Hugo Barreto para a matéria Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF.

Reportagem especial escrita pelas estudantes Milena Dias e Nathália Maciel, do Centro Universitário de Brasília (Ceub), conquistou a primeira colocação na categoria jornalismo universitário. O texto tem supervisão de Luiz Claudio Ferreira e descreve a operação de uma cooperativa de reciclagem apoia a ressocialização de detentos e geração renda na periferia do Distrito Federal.

Com o término da etapa distrital, os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional. Os trabalhos mais bem avaliados seguem para a etapa nacional. O evento de premiação está previsto para ocorrer no mês novembro.

Confira abaixo os trabalhos vencedores de cada categoria:

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Texto

1º Lugar – Recomeçar: vida de refugiadas e migrantes

Veículo: Correio Braziliense

Representante do trabalho: Mayara Souto

Link da publicação: www.correiobraziliense.com.br/historia-migrantes-refugiadas

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Vídeo

1º lugar – O Valor do Lixo

Veículo: Tv Brasil

Representante do trabalho: Marieta Cazarré

Equipe: Marieta Cazarré / Claiton Freitas / Patrícia Araújo / Sigmar Gonçalves / Rogério Verçoza / Alexandre Souza / Marcelo Vasconcelos / Márcio Stuckert / Rivaldo Martins

Link da publicação: www.youtube.com/watch?v=2wQt9fjWPwo

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Áudio

1º lugar – Empreendedorismo feminino garante renda e dignidade

Veículo: Rádio Justiça

Representante do trabalho: Rodrigo Tunholi

Equipe: Rodrigo Tunholi / Ana Luíza Badu / Joel Lucas Moura / Liamara Mendes / Samanta Flor

Link da publicação: https://www.tst.jus.br/en/radio/-/asset_publisher/0H7n/content/desafios-e-oportunidades-da-jornada-do-empreendedorismo-das-mulheres-brasileiras-%7C-reportagem-especial  

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Fotojornalismo

1º lugar – Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF

Veículo: Portam Metrópoles

Representante do trabalho: Hugo Barreto

Link da publicação: https://www.metropoles.com/distrito-federal/cultivo-de-mirtilo-e-framboesa-impulsionam-renda-de-produtores-no-df

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Jornalismo Universitário

1º Lugar – Cooperativa de reciclagem busca ressocializar detentos e gerar renda na periferia do DF

Instituição de ensino: Centro Universitário de Brasília

Veículo: Agência de Notícias CEUB

Representante do trabalho: Milena Dias Corrêa

Link da publicação: https://agenciadenoticias.uniceub.br/cidades/sonho-de-liberdade-cooperativa-em-periferia-de-brasilia-busca-empreender-e-resgatar-vidas/

Fonte: Agência Sebrae – DF

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui