Trabalhos agora seguem para serem avaliados na etapa regional. Divulgação dos vencedores nacionais está prevista para ocorrer em novembro
Profissionais do Correio Braziliense, TV Brasil, Rádio Justiça, Portal Metrópoles e estudantes da Agência de Notícias CEUB estão entre os vencedores da etapa distrital do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Realizada pelo Sebrae, a iniciativa tem um histórico de apoio ao jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil, buscando reconhecer e destacar as melhores reportagens sobre o universo empreendedor veiculadas em variados canais da imprensa.
Os trabalhos premiados nesta primeira etapa refletem o tema central desta edição do prêmio – “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais” – e abrangem as categorias de texto, áudio, vídeo e foto. Além disso, a premiação reconheceu, pela primeira vez e em uma categoria específica, trabalhos desenvolvidos no ambiente acadêmico.
Na categoria texto, a vencedora foi a jornalista Mayara Souto, do Correio Braziliense, autora da série de reportagens Recomeçar: vida de refugiadas e migrantes, que relata histórias de quatro mulheres deixam seus países de origem, a família, a profissão, a cultura e escolhem o Brasil como destino. O Correio conta algumas histórias de quem precisou recalcular a rota e recomeçar.
A TV Brasil foi a grande vencedora na categoria vídeo, com a reportagem O Valor do Lixo. O material é soma de esforços de nove pessoas – Marieta Cazarré, Claiton Freitas, Patrícia Araújo, Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza, Alexandre Souza, Marcelo Vasconcelos, Márcio Stuckert e Rivaldo Martins – e retrata negócios que utilizam o lixo como matéria-prima e fonte de renda. O programa apresenta inovações tecnológicas, como a reciclagem de bitucas de cigarro e a transformação de isopor em massa modelável para reparos variados.
A reportagem vencedora da categoria áudio é uma produção especial da Rádio Justiça sobre empreendedorismo feminino. O conteúdo utiliza dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que mais de 66 milhões de pessoas estavam fora da força de trabalho, com 64% (43 milhões) destas sendo mulheres, para evidenciar o empreendedorismo se torna uma alternativa para garantir a subsistência. O trabalho foi realizado pelos jornalistas Rodrigo Tunholi, Ana Luíza Badu, Joel Lucas Moura, Liamara Mendes e Samanta Flor.
O Portal Metrópoles conquistou o primeiro lugar na categoria de fotojornalismo com registros feitos pelo fotógrafo Hugo Barreto para a matéria Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF.
Reportagem especial escrita pelas estudantes Milena Dias e Nathália Maciel, do Centro Universitário de Brasília (Ceub), conquistou a primeira colocação na categoria jornalismo universitário. O texto tem supervisão de Luiz Claudio Ferreira e descreve a operação de uma cooperativa de reciclagem apoia a ressocialização de detentos e geração renda na periferia do Distrito Federal.
Com o término da etapa distrital, os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional. Os trabalhos mais bem avaliados seguem para a etapa nacional. O evento de premiação está previsto para ocorrer no mês novembro.
Confira abaixo os trabalhos vencedores de cada categoria:
Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Texto
1º Lugar – Recomeçar: vida de refugiadas e migrantes
Veículo: Correio Braziliense
Representante do trabalho: Mayara Souto
Link da publicação: www.correiobraziliense.com.br/historia-migrantes-refugiadas
Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Vídeo
1º lugar – O Valor do Lixo
Veículo: Tv Brasil
Representante do trabalho: Marieta Cazarré
Equipe: Marieta Cazarré / Claiton Freitas / Patrícia Araújo / Sigmar Gonçalves / Rogério Verçoza / Alexandre Souza / Marcelo Vasconcelos / Márcio Stuckert / Rivaldo Martins
Link da publicação: www.youtube.com/watch?v=2wQt9fjWPwo
Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Áudio
1º lugar – Empreendedorismo feminino garante renda e dignidade
Veículo: Rádio Justiça
Representante do trabalho: Rodrigo Tunholi
Equipe: Rodrigo Tunholi / Ana Luíza Badu / Joel Lucas Moura / Liamara Mendes / Samanta Flor
Link da publicação: https://www.tst.jus.br/en/radio/-/asset_publisher/0H7n/content/desafios-e-oportunidades-da-jornada-do-empreendedorismo-das-mulheres-brasileiras-%7C-reportagem-especial
Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Fotojornalismo
1º lugar – Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF
Veículo: Portam Metrópoles
Representante do trabalho: Hugo Barreto
Link da publicação: https://www.metropoles.com/distrito-federal/cultivo-de-mirtilo-e-framboesa-impulsionam-renda-de-produtores-no-df
Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Jornalismo Universitário
1º Lugar – Cooperativa de reciclagem busca ressocializar detentos e gerar renda na periferia do DF
Instituição de ensino: Centro Universitário de Brasília
Veículo: Agência de Notícias CEUB
Representante do trabalho: Milena Dias Corrêa
Link da publicação: https://agenciadenoticias.uniceub.br/cidades/sonho-de-liberdade-cooperativa-em-periferia-de-brasilia-busca-empreender-e-resgatar-vidas/
Fonte: Agência Sebrae – DF