Corrida de Reis de Brasília reforça inclusão com atletas cegos


Da redação

A 53ª Corrida de Reis de Brasília contará com a participação de 62 integrantes do projeto Correndo com Você, formado por 31 atletas com deficiência visual e 31 guias. O evento reforça a inclusão e a cidadania, destacando o acesso ao esporte como direito garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A corrida de rua traz benefícios à saúde física e mental, além de promover a socialização e a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Para garantir a segurança e a orientação dos atletas com baixa visão ou cegueira, eles são acompanhados por guias conectados por um equipamento rígido de até um metro de comprimento durante a prova.

O Correndo com Você foi criado em 2019 pela nutricionista e atleta cega Denise Braga e pelo educador físico com baixa visão Marcos Antônio, com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual à corrida de rua. O projeto promove treinos aos domingos, no Parque da Cidade, e defende políticas públicas inclusivas, como categorias específicas, isenção de inscrições para guias e premiações iguais.

Denise Braga celebra a participação inédita de 31 duplas na Corrida de Reis. “Como idealizadora do Correndo com Você, é uma alegria imensa reunir atletas e guias em uma prova tão tradicional. Isso só é possível pelo apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, que reconhece o esporte como ferramenta de inclusão, autonomia e cidadania”, afirma.

Já o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destaca que a Corrida de Reis é um evento democrático. “A participação dos atletas com deficiência visual e seus guias mostra que o esporte deve ser acessível a todos. É assim que promovemos inclusão, respeito e transformação social”, diz.