Cristalina e Luziânia se destacam na produção de tomate em Goiás

No Estado em que mais se produz tomate no país, os municípios do Entorno do Distrito Federal ocupam respectivamente 1° e 7° lugares

A produção agrícola do Entorno do Distrito Federal está presente na dieta do brasileiro e agrada. Por meio do cultivo do tomate, Goiás lidera o ranking nacional de produção da fruta. De acordo com Dados da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o município de Cristalina ocupa o primeiro lugar na produção e Luziânia ocupa o 7º lugar no Estado. 

Caroline Fleury, secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) acredita no papel socioeconômico do agro no Entorno. “Não é uma conquista apenas de Cristalina e Luziânia que são cidades popularmente conhecidas pelos cristais e pelo PIB, cada uma. É algo concreto que traz o olhar das grandes indústrias, de outros estados, de outros países, para o entorno. Aqui tem produção agrícola de altíssima qualidade, temos a agricultura familiar, ou seja, estamos num constante processo de geração de emprego e renda ao longo de todos os processos da cadeia produtiva, seja grande produtor ou pequeno”. 

No território goiano, se destaca a produção de tomate industrial, direcionado à produção de molhos e extratos, sendo notável a presença de plantações em áreas irrigadas com aplicação de tecnologia de ponta. Entre os municípios que mais produzem tomate no Estado, estão, respectivamente: Cristalina, Morrinhos, Vianópolis, Piracanjuba, Pontalina e Luziânia. 

De acordo com a Seapa, atualmente são 13,7 mil hectares dedicados à cultura no Estado, com expectativa de produzirem média de 93,7 toneladas por hectare, respondendo por 31,1% da produção nacional. “Em 2023, as chuvas em março e abril impactaram a qualidade das lavouras goianas, resultando em uma produção aquém das estimativas para a safra. Contudo, as perspectivas para 2024 são bastante otimistas, prevendo um aumento na produção e consolidando Goiás como o principal produtor nacional do fruto”, destaca o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.  

Fonte: Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui